25 de Setembro de 2024
Sindpd lança vídeos para trabalhador de TI conhecer os seus direitos; assista
Nova campanha do sindicato consiste na criação de vídeos curtos explicando as mais variadas cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria em São Paulo

A partir de hoje, as quartas-feiras serão dia de os trabalhadores de TI de São Paulo conhecerem melhor os seus direitos, isto é, as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024 do Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo) por meio de vídeos rápidos nas redes sociais do sindicato.

Com uma linguagem moderna e que abrange todas as faixas etárias, cada "pílula" será dedicada a explicar de forma ilustrativa e didática uma cláusula da CCT, que rege as regras que todas as empresas de TI do estado devem seguir na contratação de trabalhadores.

LEIA: Setembro é o mês da luta dos PCDs por inclusão e o Sindpd está fazendo a sua parte

Esta é mais uma iniciativa do Sindpd a fim de estabelecer uma comunicação mais clara e direta com os trabalhadores de sua base, buscando que todos conheçam seus direitos que, graças à CCT, vão muito além daqueles estabelecidos na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

"Temos uma CCT que é uma das mais avançadas do Brasil. Por exemplo, fomos uma das primeiras categorias a conquistar a jornada de 40 horas. Uma base mobilizada e consciente fortalece o sindicato nas negociações, que nunca são fáceis, junto ao patronato. Temos orgulho da nossa convenção e queremos que todos os trabalhadores protegidos por ela a conheçam também", explica Antonio Neto, presidente do Sindpd-SP.

A primeira pílula, já disponível em nossas redes, aborda a cláusula 3ª da CCT, sobre salários normativos. Esta cláusula estabelece o piso salarial de cada tipo de função, sendo o menor deles de R$ 1.615 para empregados de menor função ou atividade administrativa para uma jornada de 40 horas semanais.

Ou seja, conforme rege a convenção do Sindpd, todo trabalhador de TI do estado de São Paulo tem o direito de receber um salário maior que o piso nacional (R$ 1.412) e regional (R$ 1.640) de 44 horas semanais. Outras funções têm pisos de R$ 2.025 e R$ 2.245. (Acesse a CCT e leia a cláusula na íntegra clicando aqui)

Entenda melhor esta cláusula no vídeo: