27 de Setembro de 2024
Pomar do Sindpd: os frutos que só a coletividade entre trabalhadores pode gerar
Iniciativa 'semeou' uma relação de companheirismo entre os colegas de trabalho e virou um exemplo da força da união das pessoas em torno do bem comum

O que começou como um desafio bem-humorado entre colegas de trabalho se transformou em mais um exemplo dos frutos que a força da coletividade de trabalhadores pode gerar. Conheça a história do Pomar do Sindpd, plantado, regado e nutrido de forma totalmente voluntária no terraço da sede do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP), na região central da capital paulista.

A história começa com os integrantes da Comunicação e do COE (Comitê de Operações Especiais), que desde o início do ano, passaram a dividir uma sala no terraço do prédio que abriga a sede do sindicato de TI paulista.

LEIA: Sindpd lança vídeos para trabalhador de TI conhecer os seus direitos; assista

Dessa união de dois setores surgiu a ideia da criação de um pomar, no terraço do prédio, para "semear" uma relação de companheirismo entre os colegas de trabalho. Assim, cada funcionário dos dois departamentos "adotou" uma árvore - comprada com o próprio dinheiro -, assumindo a responsabilidade de cuidar de sua própria planta.

"É incrível como uma iniciativa simples, feita de maneira voluntária pelos nossos funcionários, teve um efeito tão impactante no dia a dia do sindicato. O pomar nos uniu ainda mais e é um exemplo de como os trabalhadores podem transformar suas realidades através da coletividade", aponta Antonio Neto, presidente do Sindpd.

O processo envolve semear, regar, podar, cuidar de fato da árvore, para que ela floresça e dê frutos. E foi ao longo desse processo que os colegas estreitaram laços, desenvolvendo uma relação de camaradagem entre si. Feito de forma totalmente voluntária, a iniciativa chamou a atenção da diretoria do Sindpd, que decidiu apoiar a ideia e assim, envolver outros departamentos do sindicato no projeto.

Atualmente, mais de 50 espécies - entre plantas, árvores e hortaliças - "decoram" o local, que se transformou em um ambiente acolhedor e relaxante, virando um verdadeiro "refúgio" para os trabalhadores realizarem suas pausas durante o expediente. E os frutos vieram: uvas, amoras, pitangas, pêssegos, limões, romãs, jabuticabas. As hortaliças também não ficam atrás: semanalmente, é possível colher cebolinha, salsinha, manjericão, hortelã, tomilho, orégano, alface, entre muitos outros.

"É uma história muito bacana, um grande exemplo para todos aqui do sindicato. Quando o ser humano se une e se fecha em torno de um propósito comum, nós somos capazes de transformar qualquer realidade. Para melhor ou para pior. Nesse caso, para muito melhor", avalia Emerson Morresi, secretário-geral eleito na nova diretoria do Sindpd.

Os frutos e as flores já começaram a atrair pássaros, abelhas e outras espécies que ajudam na polinização.

A cada fase superada, uma nova etapa surge. Agora, a ideia é plantar orquídeas no entorno do pomar, apelidado por alguns funcionários do Sindpd como o "2º Jardim Suspenso da Babilônia". Diariamente, colegas de trabalho trazem orquídeas para "doar". Já são dezenas de orquídeas plantadas, embelezando ainda mais o local, uma ilha de natureza no meio do centro de São Paulo.

O sucesso do Pomar do Sindpd nos mostra que a coletividade entre trabalhadores e trabalhadoras pode transformar realidades a partir de ações simples, que podem parecer inócuas, mas que acabam gerando profundas transformações no longo prazo. Que sirva de exemplo para todos nós!