24 de Outubro de 2024
Fenati lança pesquisa para traçar perfil da categoria de TI e orientar atuação de sindicatos
Questionário abrange temas como o perfil dos profissionais do setor, as modalidades de contratação, o impacto do home office e a relação entre trabalhadores e sindicatos

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Fenati) iniciou, nesta quinta-feira (24), uma pesquisa nacional com o objetivo de entender o perfil da categoria e avaliar a percepção dos trabalhadores em relação à atuação dos sindicatos que os representam. Com um total de 2.400 entrevistas online e margem de erro de 2 pontos percentuais, os resultados serão divulgados no próximo mês.

Participe da pesquisa e responda o questionário clicando aqui!

O questionário abrange diversos temas, como o perfil social dos profissionais de TI, as modalidades de contratação, o impacto do home office e a relação entre trabalhadores e sindicatos. A pesquisa é vista como uma ferramenta fundamental para orientar a atuação dos sindicatos filiados à Fenati, especialmente nas negociações coletivas, nas atividades voltadas aos trabalhadores e nas campanhas de comunicação.

A expectativa é que os dados coletados ajudem a identificar áreas de melhoria na relação entre os trabalhadores e os sindicatos, além de apontar a necessidade de combate à precarização das relações de trabalho e ao descumprimento das Convenções Coletivas de Trabalho, de acordo com as particularidades de cada estado.

LEIA: Primeira mulher formada em IA no Brasil quer promover conscientização sobre a tecnologia

Os resultados obtidos com o estudo devem subsidiar novas estratégias sindicais, garantindo que as demandas dos trabalhadores em TI sejam tratadas com maior eficiência e transparência. Presidente da Fenati, Emerson Morresi destaca a importância da iniciativa.

"Essa pesquisa será crucial para entendermos melhor as demandas da categoria e ajustarmos nossa atuação sindical. É uma oportunidade para fortalecermos a relação entre trabalhadores e sindicatos, especialmente num cenário de constantes mudanças no setor de TI."