25 de Outubro de 2024
LinkedIn recebe multa bilionária por violação de dados na Europa; saiba mais
Sanção faz parte de medidas da União Europeia para reforçar privacidade e segurança de dados

O LinkedIn, rede social pertencente à Microsoft, recebeu uma multa de 310 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,91 bilhão) da Comissão Irlandesa de Proteção de Dados (DPC, na sigla em inglês) por infrações ao Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia (UE).

De acordo com a DPC, a plataforma não teve consentimento adequado dos usuários para o uso de seus dados, descumprindo as normas que exigem que o consentimento seja "livre, suficientemente informado, específico e inequívoco".

Além da multa, o LinkedIn foi orientado a revisar sua política de tratamento de dados pessoais para assegurar conformidade com o regulamento. Em resposta, a rede social declarou que que "acredita que cumpre o RGPD" e que "trabalha para garantir que (as suas) práticas publicitárias cumpram" às exigências do regulador.

LEIA: Ministro do Trabalho descarta mudanças em seguro-desemprego e multa do FGTS: 'O debate não existe'

Essa sanção faz parte de uma série de medidas que a UE tem implementado para proteger a privacidade e a segurança dos dados de seus cidadãos. Em 2018, uma associação francesa de defesa dos direitos dos internautas apresentou denúncias contra a plataforma e outras grandes empresas, como Google, Apple, Facebook e Amazon, acusando-as de exploração ilegal de dados pessoais sem o devido consentimento dos usuários.

Entre as práticas contestadas está a publicidade personalizada, onde o LinkedIn utiliza informações fornecidas ou observadas dos usuários para direcionar anúncios específicos.

Esse caso se alinha com outros incidentes recentes. Em setembro, a Meta, empresa controladora do Facebook e de outras redes relacionadas, como Instagram e WhatsApp, foi multada em 91 milhões de euros (cerca de R$ 560,5 milhões) por falhas na proteção de senhas de usuários e pela demora em comunicar esse problema para o regulador.

(Com informações de Folha de São Paulo)
(Foto: Reprodução)