25 de Outubro de 2024
'Combater desigualdade é responsabilidade também das empresas', diz Luiza Trajano
Empresária defendeu maior participação do setor privado no combate à desigualdade durante B20 Summit Brasil

A empresária Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, disse que combater a fome e a desigualdade é uma responsabilidade também do setor privado, e não apenas dos governos.

A fala foi feita nesta quinta-feira (24) no B20 Summit Brasil 2024, em um painel que sobre a importância de se investir no desenvolvimento do capital humano. O evento, realizado em São Paulo até esta sexta (25), reúne empresários dos países que compõem o G20.

"A fome, a desigualdade, não é uma responsabilidade só do governo. É uma responsabilidade de todos nós que estamos nesta sala", disse Trajano a seus pares.

De acordo com a empresária, faltam oportunidades nas empresas e o setor privado deve ter uma participação maior na formação e atualização dos profissionais. Ela deu o exemplo do que foi feito dentro do próprio Magalu com a transformação digital pela qual passou a empresa.

LEIA: Ministro do Trabalho descarta mudanças em seguro-desemprego e multa do FGTS: 'O debate não existe'

Ela contou que antes havia uma equipe grande que vendia crediário para clientes nas lojas físicas, mas o aumento das compras online eliminou toda uma equipe de pós-venda desses crediários. A digitalização, no entanto, gerou a necessidade de mais funcionários nos centros de distribuição, então aquelas pessoas foram realocadas para agilizar as entregas dos produtos.

Por isso, defendeu a empresária, não é necessário demitir os funcionários com o fim de certas funções, pois é possível realocar essas pessoas para uma nova área com demanda crescente se for feito treinamento e requalificação.

"Nós temos que dizer que não vai ter desemprego. Essa mudança é muito importante e exige aumento de nível de consciência, exige treinamento, exige a participação do CEO, do presidente da empresa, do governo", afirmou.

O B20 Summit Brasil 2024 discute assuntos relacionados ao combate à fome e à pobreza, soluções para emergências climáticas e governança internacional. O anfitrião da cúpula empresarial no Brasil é a Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

O B20 (Business 20) é o fórum de diálogo empresarial ligado ao G20, que este ano é presidido pelo Brasil, composto por mais de mil representantes de empresas dos países do G20.

(Com informações de Folha de S.Paulo)
(Foto: Augusto Coelho/CNI)