Notícias
Notícias
WhatsApp
09 de Dezembro de 2024
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Escala 10x1: trabalhadores denunciam jornada de trabalho de 10 dias seguidos no RS; saiba
Especialistas alertam que as práticas da rede de supermercados Zaffari em relação aos seus empregados podem configurar trabalho análogo à escravidão



A denúncia recente de funcionários da rede de supermercados Zaffari no Rio Grande do Sul sobre a imposição da escala de trabalho 10x1 trouxe à tona questões sobre direitos trabalhistas no Brasil. Relatos indicam jornadas exaustivas, manipulação de banco de horas e assédios moral e sexual contra os trabalhadores e trabalhadoras da empresa.

Empregados da companhia, que possui mais de 12.500 funcionários, afirmam que, além da escala 10x1, eram obrigados a realizar horas extras regularmente nos finais de semana, muitas vezes sem remuneração adequada. Com um salário líquido médio de R$ 1.200, muitos relatam dificuldades para manter uma vida digna.

Além das jornadas extensas, funcionários relatam práticas humilhantes, como desconto no banco de horas quando recusavam as horas extras e a vinculação do auxílio-alimentação ao trabalho em domingos e feriados. Os trabalhadores também relatam que mesmo quando faltavam e utilizavam atestados médicos como comprovação, eram descontados da mesma maneira como "falta injustificada", além de perderem benefícios, como cestas básicas.

LEIA: Curta o verão na praia! Pacotes de janeiro já estão disponíveis com preços especiais! Aproveite!

As denúncias incluem também casos de assédio sexual por parte de colegas e clientes. Segundo uma funcionária, ao reportar um caso ao gerente, uma vítima foi demitida enquanto o assediador permaneceu no emprego. Outra trabalhadora relatou que gerentes frequentemente ignoram denúncias de assédio, perpetuando um ambiente tóxico e opressor.

Valdete Souto Severo, doutora em direito do trabalho pela Universidade de São Paulo (USP) e juíza do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, classificou essas condições como trabalho análogo a escravidão.

"É uma condição degradante porque impede que a pessoa tenha uma ?vida de relações?, ou seja, tenha tempo pra estudar, se divertir, estar com a família. Outro fator é a extensão da jornada, que não são só as dez horas por dia, mas também a quantidade de dias na semana, porque, sobre isso, a Constituição é clara ao dizer que deve haver um descanso semanal, ou seja, não pode passar de 6 dias de trabalho consecutivo", afirma.

(Com informações de Brasil de Fato)
(Foto: Reprodução)


banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia denuncia vagas


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
Clausula 53 Benefícios - Resumo PCDs reduz