SINDPD
Loading the player ...

Caso não esteja visualizando esse vídeo, verifique a versão do Flash Player aqui.

Você está assistindo

Sindpd - Terceira rodada da Negociação Salarial (parte 1)

Data da inclusão
20/01/2012
Tempo
12 minutos in 53 segundoseg
Empresários melhoram proposta e negociação progride

Seprosp propõe reajuste geral de 7,3%; clausulas de PLR e VR ainda precisam ser revistas

A terceira rodada da Negociação Salarial 2012, realizada nesta sexta-feira (20), teve propostas significativas para o trabalhador, mas o acordo ainda está indefinido. O sindicato patronal aumentou a oferta e fixou o reajuste salarial em 7,3% - índice 1,2% acima da inflação. Para buscar o acordo, o Sindpd reivindicou a porcentagem de 7,8%.

No caso dos pisos, os empresários mantêm o aumento de 8,5% - 2,5% acima da inflação medida pelo INPC - para digitadores, 8,6% para cargos administrativos, e 8,87% para help desk e técnico em informática. O Sindpd acredita que o índice de 9,1% pode ser aplicado. Para o Office Boy foi mantida a proposta consensual de 15%.

Outra bandeira da campanha salarial em pauta é a Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Para o patronal, o benefício deve ser aplicado nas empresas com mais de 50 funcionários, sendo que as companhias que optarem pelo não pagamento necessitam justificar a decisão. O sindicato dos trabalhadores aceitou a sugestão para o ano de 2012 e propôs a obrigação da abertura de negociação para todas empresas em 2013. "Não queremos que as empresas apenas justifiquem se podem fazer o plano de PLR ou não. O que desejamos é a possibilidade da negociação, sempre lembrando que isso não significa pagamento será obrigatório, pois a empresa pode ter prejuízo. Podemos até aceitar a restrição para companhias com mais de 50 empregados, mas em 2013, almejamos que a regra seja válida para todas as empresas", pontua Antonio Neto, presidente do Sindpd. Nos casos em que já há oferta maior do benefício, continua o que vêm sendo aplicado.

Os patrões ofereceram R$ 10 de Vale Refeição (VR) para profissionais com jornada de oito horas, condição que se intitula obrigatória às firmas com mais de 100 de empregados. Em 2013, esse número cairá para 50. Os trabalhadores julgaram o valor favorável, desde que, em 2014, valha para todas as companhias. A medida de manter valores mais vantajosos anteriores, também vigora nesse item.

No banco de horas, o patronato que fixar 75% nas primeiras 120 horas e 100% no excedente, dentro do quadrimestre. Com base na redução da jornada de 44 para 40 horas, o Sindpd busca o ajuste com o valor de 75% nas primeiras 100 horas e 100% nas demais, no mesmo período. Outra possibilidade é manter as condições do Seprosp, porém, com pagamento trimestral.

Na hora extra, ambas as comissões optaram pela aplicação de 75% (nas primeiras duas horas) e 100% (nas horas posteriores).

Neto acredita que o acordo está próximo. "Parabenizamos o patronato pelos avanços ocorridos, mas agora é preciso alcançar os nossos números, pois chegamos ao limite. Estamos em busca de melhorias, índices que consideramos justos. Deixamos a nossa proposta na mesa, com patamares para os trabalhadores e para os empresários. Creio que chegaremos a um bom acordo", conclui Neto.

A quarta rodada de negociação está marcada para terça-feira (24), às 15h, na sede do Seprosp. O sindicato disponibiliza o vídeo da primeira, segunda e terceira rodada na TV Sindpd.

Veja os dados da negociação:

Reajuste salarial
Seprosp - 7,3%
Sindpd - 7,8 %

Piso salarial
Seprosp
Digitador - R$ 970,00 (8,5%)
Office boy - R$ 690 (15%)
Atividade administrativa - R$ 770,00 (8,6%)
Help Desk e técnico e informática R$ 1.080,00 (8,87%)

Sindpd - 9,1 % de aumento

Auxílio refeição
Seprosp - R$ 10 para trabalhadores com carga horária de 8 horas
Aplicado apenas às empresas com mais de 100 trabalhadores
Em 2013, também será pago por empresas que tenham a partir de 50 trabalhadores

Sindpd
Houve consenso, mas há um adendo. Em 2014, o beneficio deverá ser pago por todas as empresas

Participação nos Lucros e Resultados

Seprosp
A PLR será facultativa. Se a empresa não quiser oferecer o PLR aos seus empregados, cabe a ela justificar o motivo. A não aplicação da PLR só deverá ser justificada se a empresa tiver mais de 50 funcionários.

Sindpd
O Sindpd entende que as empresas precisam negociar (não apenas informar). Em 2013, o beneficio deverá ser pago por todas as empresas.

Hora extra
75% - primeiras duas horas