Conquista do Sindpd se torna referência para novos acordos entre sindicatos e empresas
São Paulo, 14 de setembro de 2010 – A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada no dia 8 desse mês pelo IBGE, mostra que a maior parte dos trabalhadores do país cumpre jornada entre 41 e 44 horas semanais. No estudo, que abarcou somente as seis regiões metropolitanas, a média de horas trabalhadas por semana caiu de 42,6 em julho de 2002 para 40,6 em julho de 2010. Índices que confirmam a tendência observada em analises do outros órgão como o Dieese, Sead e Ipea.
Em países como Suécia, França e Alemanha a jornada semanal dos trabalhadores da indústria varia entre 37 e 38 horas. Aqui no Brasil, o Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação) foi um dos pioneiros a conquistar redução de 44 para 40 horas semanais. Depois de negociar com empresários do setor, o sindicato firmou o acordo que começa a vigorar em janeiro de 2011. Além de reduzir a jornada, os empresários concordaram em aumentar os salários da categoria.
“Os benefícios da redução da jornada são inegáveis. Além das questões de saúde, melhoria na qualidade de vida, ampliação do emprego, mais tempo para o trabalhador estudar e se qualificar, a redução permite que os trabalhadores passem mais tempo com as suas famílias”, destacou Antonio Neto, presidente do Sindpd e da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil).
Cláudio Ahrens – [email protected]
Cel: + 55 11 6447-0028
Av. Angélica, 35 – Santa Cecília – São Paulo/SP
CEP: 01227-000
NULL