Conquista histórica do Sindpd entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2011
São Paulo, 5 de janeiro de 2011 – Todos os profissionais do setor da Tecnologia da Informação (TI) do estado de São Paulo começaram o ano de 2011 com diminuição de jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução de salários. A convenção coletiva da categoria, firmada entre o Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação) e o sindicato patronal, estabelece que a partir do dia 1º de janeiro todas as empresas de TI – públicas e privadas – devem aplicar a redução de carga horária. “A luta pelas 40 horas semanais entre o Sindpd e o sindicato patronal foi extremamente complicada, mas nossa mobilização e a participação ativa de toda categoria foi determinante para o sucesso da negociação”, afirma Antonio Neto, presidente do Sindpd e da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil).
Com a conquista, o Sindpd reforça sua posição como um dos sindicatos mais inovadores e pioneiros do Brasil, uma vez que a categoria de Tecnologia da Informação é a única a conseguir colocar a redução de jornada de trabalho, sem diminuição de salários, em sua convenção coletiva. “Sem dúvida seremos um exemplo para outros sindicatos e categorias que tentarão obter o mesmo que conseguimos”, ainda segundo Neto.
A mudança de carga horária afeta um dos setores mais importantes da economia brasileira e melhora diretamente a qualidade de vida dos trabalhadores de TI, que muitas vezes cumprem turnos de trabalho excessivos e desenvolvem doenças causadas pela atividade exercida no emprego como Lesão por Esforço Repetitivo (LER).
NULL