Impasse já dura 5 meses. A categoria está em estado de greve à espera da sentença do TRT
São Paulo, 24 de maio de 2011 – O julgamento do dissídio da categoria da Tecnologia da Informação (TI) acontecerá amanhã (25/05) e a comunicação do Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores de TI) irá transmitir ao vivo cada passo do processo pelo twitter (@sindpd).
As redes sociais interferiram diretamente na greve da TI. Diferente de outras categorias, que se concentram em grandes locais de trabalho, os profissionais de TI se dispersam em várias empresas onde prestam serviços, desta forma a internet foi determinante para propagação de informações durante as negociações entre o Sindpd e o sindicato patronal.
Para Antonio Neto, presidente do Sindpd, o Twitter, as newsletters enviadas via e-mail e os comentários publicados no site do sindicato tiveram um papel estratégico nas decisões e nos eventos que levaram a categoria a realizar paralisações. “São ferramentas muito eficientes que permitem maior interatividade com os trabalhadores. As redes sociais se tornaram elementos fundamentais para o planejamento das ações do sindicato”, analisa.
O Sindpd transmitiu em tempo real dois dos principais episódios da greve: a reunião de conciliação realizada no Ministério Público do Trabalho e a audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Em ambos os casos, a repercussão foi instantânea. “Em dois dias, a conta do Twitter criada pelo Sindpd, teve adesão de quase 2 mil pessoas. Cada tweet do Sindpd gerava dezenas de comentários dos seguidores. Surgiram muitas questões que puderam ser esclarecidas imediatamente”, afirma Neto.
A audiência no TRT mudou o rumo dos acontecimentos. Depois de dois dias de paralisações, a Justiça solicitou que os profissionais de TI voltassem ao trabalho até o julgamento do dissídio coletivo. Diante do novo cenário, o presidente do Sindpd decidiu realizar duas rodadas de TwitCam para informar os direitos e deveres da categoria. Durante as duas horas de chat foram respondidas centenas de perguntas com a participação de cerca de 400 internautas. Esses vídeos estão disponíveis no site do sindicato.
Apesar de ficar abaixo das reivindicações da categoria, a proposta do TRT contempla as principais exigências dos trabalhadores como 8,05% de aumento salarial linear, vale refeição de 10 reais para toda a categoria e aplicação obrigatória da Participação em Lucros e Resultados. Além disso, a Justiça considerou a greve legitima e permitiu que os trabalhadores continuassem em “estado de greve”, o que garante estabilidade no emprego.
Esta agendada para 13 horas de quinta-feira (26/05), uma rodada de twitcam com o presidente do sindicato para analisar os resultados obtidos no tribunal, apontar os próximos passos do trâmite jurídico e esclarecer as dúvidas dos trabalhadores.
NULL