O presidente do Sindpd, Antonio Neto, assina acordo, no dia 22 de novembro, para apoiar programa de inclusão de pessoas com deficiência auditiva no mercado de trabalho de Tecnologia da Informação. O projeto, que é uma iniciativa da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic) da PUC/SP e da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), já contemplou mais de 50 pessoas em um ano de funcionamento.
Para o presidente do Sindpd a capacitação e inclusão de pessoas com deficiências é um dever das empresas, do governo e de entidades que representam o trabalhadores. "O Sindpd tem um forte compromisso social com as pessoas deficientes. Além de ser um direito previsto em lei, a inserção destes indivíduos no mercado de trabalho faz bem para auto estima, melhora a qualidade de vida e é fundamental para diminuir preconceitos", analisa Antonio Neto.
O ato da assinatura do acordo tripartite – Sindpd, Brasscom e Ministério do Trabalho – acontecerá, às 14h30, na sede da Derdic, situada na Rua Dra. Neyde Apparecida Sollitto, 435, em São Paulo.
Dentre as ações de inclusão promovidas pelo Sindpd também destaca-se a parceria com o Centro de Apoio ao Deficiente Visual (Cadevi) que viabiliza a capacitação profissional de deficientes visuais em softwares com acessibilidade como Microsoft Word, Dosvox, Visual Vision, sistema operacional Windows, além de ferramentas da Internet. "É gratificante poder contribuir com nossa estrutura para auxiliar as pessoas a exercerem seu papel de cidadão e viver da forma mais natural possível", afirma Neto.
NULL