"Doe Sangue, Doe vida". Esse é o tema da campanha promovida pela regional do Sindpd de Araraquara e o Hemonúcleo da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). Para participar, basta ir até o hemocentro, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e realizar a doação de sangue.
O diretor de Araraquara, Daniel Forini, é doador há 10 anos. "O sangue é único, não há como substituí-lo. Nessas épocas de feriado prolongado acontecem muitos acidentes, é importante reforçar o estoque dos hemocentros. Colabore, esta atitude nos faz bem, pois a satisfação de ajudar a salvar uma vida é a maior recompensa", afirmou o dirigente.
Atualmente, o hemocentro precisa de todos os tipos sanguíneos. Porém, a necessidade é maior para os tipos O+, A+ e O-.
Como doar?
No dia da doação, é importante tomar alguns cuidados. Não vá para o hemocentro em jejum, faça repouso de no mínimo seis horas na noite anterior, não tome bebidas alcoólicas, evite o cigarro duas horas antes e não consuma alimentos gordurosos.
É fundamental que esteja se sentindo disposto, com saúde. Leve documento com foto. A doação só pode ser realizada por maiores de 18 anos que pesam mais de 50kg.
A campanha vai até o final do mês, mas o Sindpd acredita que atitudes nobres, como doar sangue, devem ser feitas o ano inteiro.
Serviço
Hemonúcleo da Unesp
Endereço: Rua Expedicionários do Brasil, 1621 – Araraquara
Segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h
Telefone: (16) 33016102 e e-mail
E-mail: [email protected]
NULL