Os entrevistados podiam escolher entre 10 opções de atividades que exercem no tempo livre, como ir a estádio de futebol e à igreja. Mais de uma alternativa poderia ser assinalada. Outra preferência em destaque foi o estudo. Como a profissão exige alta qualificação, 79% utilizam o tempo livre também para aumentarem seus conhecimentos. Entre jovens de 18 a 25 anos, o índice sobe para 81%.
Segundo o presidente do Sindpd, Antonio Neto, a redução da jornada de trabalho, em vigor deste janeiro de 2011, contribui para que o trabalhador tenha uma rotina menos cansativa. "Já sabendo do cotidiano estressante do trabalhador de TI, lutamos para reduzir a jornada da categoria em 40 horas semanais. O profissional pode agora ficar mais em casa, descansando ou com a família. Além de ter mais tempo para estudar, já que a profissão exige que ele se mantenha sempre atualizado", afirmou.
A pesquisa aponta ainda que as mulheres da categoria consomem mais cultura que os homens. 79% delas vão ao cinema regularmente e 73% afirmam ter o hábito de ler livros não didáticos. Enquanto entre eles, esses números caem para 72% e 58% respectivamente.
NULL