Com data-base em 1º de janeiro, e rodadas de negociação que acontecem sempre no primeiro mês do ano, as reivindicações farão parte da discussão do Seminário de Pautas do Sindpd. O encontro ocorre anualmente em outubro e reúne todos os diretores do sindicato – interior e capital – para debater as necessidades da categoria que devem ser prioridades no próximo ano na mesa de negociação. Além disso, os representantes assistem a várias palestras que apresentam o cenário político, econômico e setorial atual.
“É importante que o trabalhador participe já nessa discussão inicial. Reunindo os diretores, conseguimos debater as reivindicações da categoria como um todo, pois temos apresentada a visão de todas as regionais. Mas a opinião direta do profissional nos auxilia tanto na organização das sugestões quanto nos argumentos que apresentaremos ao sindicato patronal na mesa de negociação”, afirma o presidente do Sindpd, Antonio Neto.
Após o seminário, as propostas são submetidas à aprovação em assembleias com os trabalhadores, realizadas nas cidades onde o Sindpd tem regionais e também na sede. Em seguida, a pauta aprovada é encaminhada ao sindicato patronal, dando início ao processo de negociação.
NULL