Desde as primeiras horas dos dias 13 e 14, o Sindpd mobilizou toda a diretoria para convocar os trabalhadores para a Assembleia Geral no dia 15 de fevereiro – às 10h, na sede do Sindpd. A ação de panfletagem foi realizada na Prodesp, Prodam, Tivit (Transamérica), Totvs (Brás Leme e Marginal), Softtek, ADP, T-System, Sonda IT (D. Aguirre, Barueri), CPM Braxis Capgemini, HP, Tecban, Indra, no Centro Empresarial (Cenesp) – que abriga Tivit, Fidelity, Resource, Stefanini e Totvs, – e na SHX e Cast, ambas de Araraquara.
Durante as manhãs e nos horários de almoço, carros de som também circularam pelas principais vias da cidade como as avenidas Paulista, Brigadeiro Faria Lima, Luis Carlos Berrini e Nações Unidas – para destacar a importância da presença da categoria na Assembleia Geral.
O clima entre os trabalhadores é de muita expectativa em relação às decisões da Assembleia. O vice-presidente do Sindpd, João Antonio, comemorou o resultado do primeiro dia de panfletagem e afirmou que a aceitação está sendo fundamental para o trabalho do sindicato.
"A receptividade dos trabalhadores hoje foi muito boa. Nossas expectativas foram plenamente atendidas, porque comprovamos que a categoria em peso está acompanhando de perto todo o desenrolar do processo de negociação desse ano", explicou João Antonio.
A mobilização faz parte da ampla campanha que o sindicato desenvolve desde a paralisação da negociação salarial em 31 de janeiro. Após a intransigência do patronal em atender às reivindicações, a diretoria do Sindpd comunicou os trabalhadores sobre a recusa das propostas feitas pelos empresários e a necessidade da greve.
Para isso, o Sindpd produziu vídeos, newsletters, banners, anúncios em portais de tecnologia e na rádio CBN, bem como as versões impressas e online do panfleto de convocação. Além disso, desde o último dia 6, uma pesquisa vem sendo realizada pelo Sindpd para saber qual a opinião dos trabalhadores a respeito da greve. Até o momento, mais de 2.000 pessoas participaram. Desse total, 84% aprovam a greve, 12% são contra e 4% se abstiveram.
Segundo João Antonio, todo esse trabalho e a aceitação da categoria vão ao encontro da decisão de paralisação proposta pela diretoria. "Os trabalhadores confirmaram que a proposta patronal é insuficiente para atender às expectativas da categoria tendo em vista o crescimento do setor em 2013", completou o vice-presidente.
Leia a cobertura da panfletagem nas empresas.
Prodesp
Jose Gustavo Netto, Paulo Roberto, Maria de Lourdes Claro, João Barreto Filho, José Hamilton Brandão Ferreira e Sandra Domingues, diretores que participaram da ação na Prodesp, ouviram dos trabalhadores que a categoria está acompanhando a negociação pelo site do Sindpd. O anúncio da Assembleia na rádio CBN também foi tema das conversas. Os trabalhadores manifestaram apoio à mobilização do sindicato, reiterando que a diretoria está correta em não tolerar o desrespeito dos patrões, que não querem que os lucros do setor sejam divididos.
Prodam
João Antonio, Edison Galli e Francisco Beserra estiveram na Prodam e receberam o apoio dos trabalhadores. Os empregados se mostraram satisfeitos com a atuação do Sindpd em não aceitar as propostas do Seprosp.
Centro Empresarial
Os diretores Joel Chnaiderman, Isabella Kawase, Priscila Vieira, Sérgio Rosa e Sue Ellen Thomasini participaram da panfletagem na entrada do Cenesp, atendendo os empregados que pediam detalhes sobre a Assembleia.
Tivit
Durante a ação na empresa, Sérgio Stolagli, Roberto Dantas, Élcio Borba, Gilvar Pereira e Paulo César de Almeida explicaram a importância de o trabalhador brigar por mais direitos, exigir dos patrões o compartilhamento do lucro e a valorização do seu trabalho.
TOTVS Brás Leme e Marginal
Paulo Roberto, Maria de Lourdes Claro, Roberto Dantas e Waldir Ferreira panfletaram na Totvs da Avenida Brás Leme e ouviram de trabalhadores muitas queixas sobre o valor da PLR paga pela empresa. Os empregados se mostraram dispostas a apoiar a greve.
Na unidade da Marginal Tietê, os diretores Celso Lopes, Moacir Cândido e Priscila Sena distribuíram o material de convocação da Assembleia Geral para os empregados, que receberam informações sobre a paralisação da negociação salarial.
T-System
Os trabalhadores da empresa manifestaram interesse no conteúdo do panfleto e debateram entre si e com os diretores Antonio Stolagli, Elcio Borba e Isabella Kawase os principais pontos da Campanha Salarial 2014. A categoria se mostrou ciente da necessidade de comparecer à Assembleia.
Sonda IT
Os diretores Paulo Cesar Almeida, Sandra Rodrigues e Sue Ellen Thomasini visitaram as unidades de Santana do Parnaíba, pela manhã, e do Jardim Marajoara – na capital, no intervalo do almoço. Os trabalhadores receberam orientações sobre a necessidade da participação da categoria nas ações do Sindpd.
CPM Braxis Capgemini
Joel Chnaiderman, Edison Galli e José Hamilton Brandão Ferreira foram bem recebidos pelos trabalhadores da empresa e sentiram que a categoria está disposta a lutar por seus direitos.
HP
João Barreto Filho, Sérgio Rosa e Adriana Hilário ouviram dos empregados as principais reivindicações e receberam o apoio da categoria na recusa das propostas feitas pelos Seprosp.
Tecban
Elcio Borba também foi bem recebido pelos trabalhadores da Tecban. O diretor orientou os empregados que tinham dúvidas sobre as próximas ações do Sindpd na mobilização para a greve da categoria.
Indra
Durante a panfletagem, Sérgio Stolagli acompanhou o clima de expectativa dos trabalhadores para a Assembleia do dia 15. O diretor orientou os empregados sobre a importância da participação da categoria na reunião.
Softtek
O diretor Paulo César conversou também com os trabalhadores da Softtek durante a saída para o almoço, reforçando a necessidade da participação da categoria na Assembleia Geral. Os empregados leram e debateram, em grupos, os pontos mais importantes sobre a realização da greve.
ADP
A ação na empresa foi comandada pelos diretores Celso Lopes, Moacir da Silva e Adriana Hilário. Os trabalhadores receberam com entusiasmo a panfletagem e tiraram dúvidas com os diretores sobre as ações da Assembleia Geral.
Mobilização em Araraquara
Daniel Forini, diretor da regional de Araraquara, conversou com trabalhadores das empresas SHX e Cast, que manifestaram apoio à greve. Os empregados elogiaram a condução da Campanha Salarial 2014 e a transparência da negociação pelo Sindpd.
A regional fretará um ônibus para que os funcionários participem da Assembleia Geral na sede do Sindpd, em São Paulo. A saída está marcada para as 5h da manhã do sábado, na Rua Padre Duarte, 151 – em frente ao edifício América.
Acompanhe diariamente, no site do Sindpd, a cobertura completa da convocação para a Assembleia Geral.
A greve de TI depende de você! Esta luta é sua!
,,,,,,,,,,,,