Funcionários da Abel Informática participaram de assembleia no dia 26 de julho (terça-feira) para deliberar sobre a proposta de Participação nos Lucros e/ou Resultados apresentada pela empresa. Aprovada majoritariamente pelos empregados, a renovação do acordo garante a PLR a quatro funcionários. Referente a 2016, o pagamento deve ser concluído em abril do ano subsequente.
Rafael Rodrigues Monteiro, funcionário da Abel há três anos, aprova a maneira como os termos foram estabelecidos – em comum acordo e benéficos para ambas as partes. Para o administrador de sistemas operacionais, a renda extra ainda não tem destino definido. Mesmo assim, Rafael está convencido de que a ajuda será muito bem-vinda. “Com certeza vai me ajudar, ou a mim ou a meus pais. Isso é indiscutível”, ratifica.
Sobre ter uma instituição sólida e legitimada que atua em prol dos trabalhadores de TI, Rafael destaca a importância da luta pelos direitos da categoria. “É importante, porque antigamente o trabalhador [de TI] não tinha muitos direitos. Conforme foi passando, a gente foi reconhecendo nossos valores. Então eu creio que é importante ter alguém que lute pelos nossos ideais. Não é o caso aqui, mas tem lugares que o trabalhador não é ouvido, não tem a quem recorrer. Todo ramo tem que ter alguém que lute pelos ideais”, corrobora.
Realizado em Laranjal Paulista, o encontro contou com a participação de Luciano Gonçalves Porto, responsável por interceder junto à empresa durante as negociações. A oportunidade de estar frente a frente com a categoria fez com que dúvidas fossem esclarecidas – além de expor conquistas do Sindpd em prol do trabalhador de TI e as vantagens em ser associado. Para Luciano, o trabalho contínuo do Sindicato nas empresas do estado é decisivo para garantir a Participação nos Lucros. “Sem o trabalho árduo do Sindpd, dificilmente as empresas optariam em pagar a PLR e renovar anualmente os acordos, que devem sempre apresentar melhorias em relação ao ano anterior”, esclarece.
,