Pela primeira vez, dez funcionários da Winco Sistemas farão parte do programa de Participação nos Lucros e/ou Resultados da empresa. Nesta quinta-feira (6), Wemerson Gonçalves Oliveira, Celso Carlos Venancio Teixeira de Barros e Driely Silva de Oliveira, representantes da comissão dos empregados, estiveram presentes da sede do Sindpd para definir os termos do acordo. Referente a 2016, a quitação do pagamento será feita em fevereiro de 2017.
Para a diretora Sue Ellen Naka, a obrigatoriedade da apresentação da proposta de PLR, conquista alcançada pelo Sindpd em 2015, foi fundamental para o fechamento do acordo com a Winco. “Antes a empresa não negociava a PLR com o Sindpd. Por se tornar obrigatória a apresentação da proposta, formalizamos o acordo e agora a Winco está em conformidade com a nossa CCT”, explica.
Celso Carlos Venancio Teixeira de Barros e Driely Silva de Oliveira, funcionários da Winco, pretendem utilizar a renda extra para pagar as dívidas. Além de complementar o orçamento, a Participação nos Lucros auxilia a concretizar planos. É o caso de Wemerson Gonçalves Oliveira, que vai utilizar o benefício na construção da casa própria. “A PLR é importante por ser um complemento do salário, para dar uma aliviada nos gastos do mês. Eu estou fazendo a construção da minha casa, por isso o dinheiro vai ser aplicado nessa construção”, comenta.
As negociações de PLR representam, muitas vezes, o primeiro contato do trabalhador com o sindicato que o representa. Segundo Sue Ellen Naka, o encontro funciona para estreitar laços e apresentar os benefícios oferecidos aos associados. Para os trabalhadores, a figura do Sindicato vai além – por meio da atuação da Diretoria, os interesses da categoria são garantidos junto às empresas. “Nem sempre nós conseguimos falar com pessoas com importância na empresa, diretores ou presidentes. Com o Sindpd intercedendo por nós, temos um representante que consegue falar com os patrões, um contato que nós não temos”, afirma Wemerson Gonçalves.
,