Neste sábado, 19, aconteceu a grande e esperada final do 24º Campeonato de Futsal do Sindpd. Os times Brothericos e Tivit Work, Linx e Bar100Lona e Araraquara e Araçatuba se enfrentaram na quadra da Associação Atlética de São Paulo, na zona norte de São Paulo, em meio a grandes expectativas e de uma animada torcida.
Este ano a competição contou com 36 equipes que disputaram 190 jogos na busca pelo título. "O Campeonato foi excelente. Tenho que agradecer a todo o pessoal que ajudou a gente a terminar esse evento com essa grandiosidade", comemorou o diretor Élcio Borba, que está há 24 anos à frente da organização da competição.
Invicta, equipe Brothericos conquista bicampeonato
O jogo entre o Brothericos – time favorito para o título – e a Tivit Work aconteceu diante de uma torcida fervorosa composta por familiares, amigos e jogadores das equipes que competiram durante o ano.
Os dois times chegaram à final com alto desempenho: o Brothericos teve 14 vitórias e um empate, totalizando um aproveitamento de 95,5%, 110 gols ao longo de 15 partidas e uma média de 7,8 gols por jogo e a Tivit Work teve 75% de aproveitamento, com 84 gols e uma média de 5,2 gols por partida.
Os números justificam a intensidade da partida da final: os times estavam pau a pau na disputa, os goleiros, empenhados, fecharam o gol, os atacantes estavam inspirados a chegar cada vez mais perto, mas as defesas fizeram seu papel.
A Tivit Work teve oportunidade de abrir vantagem em um pênalti, mas o camisa 9, Diego Oliveira, bateu e a bola estourou no peito do goleiro, perdendo a chance de levar o título.
Com um voleio no meio de campo, o segundo gol da Tivit abriu a possibilidade de deixar o favorito para trás e deu um gás na equipe. Os Brothericos sentiram o baque, já que faltava, naquele momento do 2 a 1, apenas três minutos para o fim da partida e para a definição do campeão.
O goleiro do Brothericos começou a sair mais na tentativa de correr atrás do resultado. Faltando apenas 1 minuto para acabar, o Brothericos conseguiu marcar e igualar. O jogo foi um show que acabou em 2 a 2 por conta de uma brecha na defesa da Tivit Work que deu a oportunidade para o adversário empatar e levar a disputa para os pênaltis.
A agitação invadiu a quadra e as equipes selecionaram seus jogadores para bater. A partir de agora, tudo podia acontecer. "Pênalti depende de quem terminou mais inteiro na partida, o jogador que está em melhor estado em caráter individual", disse o diretor Elcio Borba.
Na cobrança de pênaltis, o Brothericos levou a taça do bicampeonato de forma invicta, por 6 a 4. "Não teve muita surpresa porque o Brothericos foi campeão. Mas a partida da final foi muito complicada", avaliou Borba.
De acordo com Renato Lopes, que compete há oito anos, a Tivit Work é um grupo unido que nunca desistiu da conquista. "São 36 times e seis meses de Campeonato. É uma disputa muito difícil e conseguimos levar o vice-campeonato. Estamos felizes de ter chegado aqui, ter jogado muito bem, mas infelizmente, no último minuto, levamos um gol que levou tudo para o pênalti. E pênalti é muito complicado para goleiro, no meu caso. A equipe toda está de parabéns", falou.
O jogador do Brothericos Márcio Perin afirmou que o jogo excedeu as expectativas da equipe tanto na parte técnica quanto tática. "A Tivit veio de uma maneira muito cautelosa e técnica contra nós e acabou que eles viraram o placar e tivemos que correr atrás. No final conseguimos empatar, nosso time se superou nos pênaltis e nos consagramos bicampeões", comemorou, cercado pelos amigos do time.
Linx conquista terceiro lugar contra o Bar100Lona
O jogo entre a Linx e o Bar100Lona foi disputado. A Linx começou a partida abrindo dois gols de diferença, o que fez com que o time adversário começasse a expressar nervosismo na busca pelo terceiro lugar.
O Bar100Lona, no segundo tempo, começou a atacar e colocar mais rapidez nas jogadas e, apesar do jogo pegado, conseguiu marcar apenas um gol, diminuindo a diferença da vitória da Linx, de 3 a 1.
"Foi um jogo complicado para a gente porque nosso goleiro titular não veio e eles aproveitaram a nossa falha", contou Laércio Antonio, do Bar100Lona. "Ano que vem viremos com força total: daremos uma reformulada no elenco, uma reforçada e vamos rumo ao título", anunciou.
A Linx é nova no Campeonato: faz apenas dois anos que está participando mas vem ganhando força. Em 2015 a equipe ficou entre os oito primeiros melhores e esse ano levou o terceiro lugar. "É legal o incentivo do Sindpd para o Campeonato, que é bem longo. Só chega quem realmente se prepara", avaliou Thaur Trindade, da Linx. "Mas ao mesmo tempo é complicado você, todos os sábados, deixar esposa, filha, e vir disputar. Valeu a pena: o Sindpd está de parabéns pelo evento".
Em amistoso, Araçatuba vence Araraquara
O único amistoso do sábado mostrou a garra, a paixão pelo futebol e a vontade de vencer dos times Araçatuba e Araraquara. Os jogadores de Araçatuba enfrentaram oito horas de viagem para disputar a partida; os de Araraquara, três horas para fazer parte da grande festa da final.
As duas equipes formaram praticamente uma seleção: os melhores jogadores das regionais do Sindpd se uniram para fazer bonito. E fizeram. O jogo foi pegado, com grandes defesas realizadas pelos goleiros. Foi uma disputa pegada, mas Araçatuba acabou levando a melhor e venceu Araraquara por 4 a 3.
Michel Aparecido, da Soft-Ata em Araçatuba, afirmou que não esperava que o evento reunisse tantos trabalhadores. "Eu participo de muitos campeonatos em Araçatuba e não esperava um evento desse tamanho aqui em São Paulo. Fiquei impressionado com a estrutura e espero que dê tudo certo para fazer lá em Araçatuba", disse.
O diretor Walter Volpe afirmou estar feliz porque o jogo estava equilibrado e havia um espírito de parceria. "O futebol está rolando como forma de integração", comemorou.
Para Vinícius Eduardo Colombo dos Santos, da Sonda IT em Araraquara, a equipe se saiu bem no jogo. "Nós estamos encaminhando, perdemos por apenas um gol de diferença. Para o ano que vem pretendemos conseguir mais jogadores e fazer treinos para nos sairmos ainda melhor", contou.
Daniel Forini disse que a ideia é dobrar o número de equipes e pegar a equipe campeã do campeonato para disputar em São Paulo, em 2017. "É uma oportunidade de levar a família para torcer", disse.
Momento de reconhecimento
Além da entrega dos troféus aos quatro finalistas, o Sindpd ainda fez premiações individuais. Veja abaixo as escolhas da comissão e dos competidores:
Artilharia: Diego Pantaleão (Linx) e Anderson Frazão (Tivit SPI), ambos com 31 gols
Melhor goleiro: James (Sis A)
Melhor goleiro das finais: Renato Lopes (Tivit Work)
Melhor jogador: Lucas (Brothericos)
Melhor jogador das finais: Luciano (Brothericos)
Defesa menos vazada: Tivit Work
Fair Play: Sonda IT
Atleta escolhida pelas equipes: Lucas (Brothericos)
Melhor técnico: Bruno e Eduardo (Linx)
As equipes de Araçatuba e Araraquara ganharam troféu de participação nas finais do Campeonato, entregues pelos diretores Walter Volpe, Daniel Forini e pelo secretário geral Gustavo Oliveira.
Também foram homenageados o massagista do Campeonato, Carlos, e os sete árbitros que participaram dos 190 jogos da competição.
O secretário de Atividades Sociais, Esportes e Lazer Oscar Nolf afirmou que o Campeonato de Futsal, tradicional no Sindicato, promove a integração entre os trabalhadores de TI de São Paulo e do interior. "Para o próximo ano, na comemoração dos 25 anos, isso tudo vai ter que ser ainda mais especial", antecipou. "Será caprichado".
"O ano que vem vamos tentar começar em março o Campeonato, devido aos feriados. Muito obrigado a todos, parabéns e até 2017", encerrou o diretor Elcio Borba.
,,,,,,,,