Mais de cem trabalhadores participaram da Assembleia de Pauta realizada em Campinas no último sábado (2). Funcionários de Mogi Mirim, Indaiatuba e Piracicaba marcaram presença durante a discussão da pauta de reivindicações para 2017.
Entre os temas debatidos está a diminuição da carga horária para 30 horas semanais. Uma das principais bandeiras da Campanha Salarial, a redução da jornada é defendida em prol do bem-estar do trabalhador. Frequentemente lesionada, a categoria de TI sofre os impactos de uma rotina intensa e estressante. Com a diminuição, os trabalhadores têm a chance de investir em atividades de capacitação e lazer.
Para Mirian Vieira Santos Kronka, a medida impacta diretamente no dia a dia do profissional, e, por isso, foi destaque na Assembleia de Campinas. “Os funcionários estavam com um olhar positivo, satisfeitos com o sindicato e satisfeitos em participar. Esse ano tivemos um número maior de pessoas, e elas estavam entusiasmadas com essa questão das 30 horas. Quando falamos na redução da jornada, para os trabalhadores significa mais qualidade de vida”, explica a diretora da Regional.
Atuação confiável
O aumento real de salário é considerado pela categoria como uma das conquistas mais significativas dos últimos anos. Com a reposição das perdas inflacionárias, o reajuste salarial assegura o poder de compra dos trabalhadores. Por isso, manter uma postura combativa em momentos de crise – como no caso da Campanha de 2016, na qual foi garantido o reajuste de 10,67% – faz parte da atuação da Diretoria. Cientes das dificuldades, o Sindpd mantém firme o compromisso de buscar o aumento real e de lutar pela ampliação dos benefícios – tais como aumento do vale-refeição em conjunto com o vale-alimentação e plano médico e odontológico integrais. Além da disseminação de direitos já consolidados, a exemplo da PLR para toda a categoria.
Loide Mara Belchior, diretora em Campinas, acredita na união da categoria e comemora o relacionamento de confiança que o Sindicato mantém com os trabalhadores de TI do estado de São Paulo. “A categoria está consciente que esse ano as negociações serão difíceis – pelo momento em que o País se encontra, e não por crise no nosso setor. Mesmo assim eles estão muito confiantes no Sindpd. Tivemos, inclusive, elogios sobre o que conquistamos no ano passado”, comenta.
Participação crescente
Com um número significativo de participantes, a Assembleia de Campinas ratificou o interesse dos trabalhadores nas reinvindicações para 2017. Funcionários da Prodesp, Ima, Ícaro, C&IT, Gás, Wareline, Sofhus, Ascent, SeeK Informática, Gtcon, PHB e AUTHI estiveram presentes no último dia 1.
Segundo Ismael Antonio de Souza, a participação dos trabalhadores foi fundamental. “O que foi proposto na pauta foi aprovado por unanimidade. Isso é sinal de que a gente conseguiu corresponder às expectativas e questionamentos da categoria”, completou.
A apresentação da pauta de reivindicações em Campinas também contou com a presença dos diretores Abaitaguara do Amaral Gonçalves, Adriana Rafaela Hilário e Priscila Sena Vieira.
Assembleia em Jundiaí
No dia 1 de dezembro, a pauta da Campanha Salarial 2017 já havia sido aprovada por unanimidade pelos trabalhadores de Jundiaí, sub-regional da delegacia de Campinas. Leia a matéria completa.
,,,,,,,,,,,,