Na luta para manter e defender os direitos dos trabalhadores de TI do estado de São Paulo em 2018, o Sindpd promoveu, na semana passada, as primeiras assembleias de pauta da categoria. Com o objetivo de apresentar e debater as cláusulas da Convenção Coletiva – que serão levadas à negociação com o patronato a partir de janeiro -, a assembleia junto aos profissionais de Jundiaí aprovou as propostas do Sindicato na última quinta-feira (30).
Compromissada com a batalha dos trabalhadores contra os retrocessos da reforma trabalhista, a campanha salarial do Sindpd para o ano que vem recebeu o apoio unânime dos trabalhadores presentes na assembleia. De acordo com a diretora Loide Belchior, representante da Regional de Campinas, cuja jurisdição abrange o município de Jundiaí, cerca de 60 pessoas participaram da discussão sobre a pauta.
“Os trabalhadores demonstraram estar ao nosso lado. Durante a assembleia, nós apresentamos o que melhoraríamos na Convenção Coletiva e o que incluiríamos, e o apoio foi total. A única reivindicação é com relação à cláusula do vale-refeição. Os trabalhadores pedem que o texto seja mais detalhado para evitar que as empresas questionem a obrigação do pagamento do benefício nas férias e afastamentos dos funcionários. E nós levaremos novamente essa reivindicação à mesa de negociação”, garante a dirigente.
Ao longo da assembleia, a importância da atuação do Sindicato após a reforma trabalhista entrar em vigor no dia 11 de novembro também foi tema de destaque da discussão. Segundo a diretora, o Sindpd deixou claro como a entidade sobrevive e a relevância da contribuição sindical para a manutenção e conquista de novos direitos no atual contexto político e econômico do Brasil.
“Toda vez que nos reunimos com os trabalhadores neste ano, sempre esclarecemos o que significa a reforma. Então, na assembleia, eles já estavam bem informados a respeito das consequências da mudança nas leis trabalhistas. Eles entendem que mais do que nunca o trabalhador precisa estar ao lado da entidade que representa seus interesses. Por isso, não houve nenhum questionamento sobre a importância e a obrigatoriedade da contribuição sindical, aprovada pelos trabalhadores de Jundiaí”, relata Loide.
Durante a assembleia, os trabalhadores também concorreram a prêmios. Na ocasião, foram sorteados quatro cestas de Natal e um celular.
Também participaram da assembleia os diretores José Gustavo Oliveira, Abaitaguara Gonçalves, Ismael de Souza e Mirian Kronka.
NULL