O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente entre as brasileiras, ficando atrás apenas do câncer de mama e do colorretal. Além de ser a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no País. Estima-se, ainda, que mais de 16 mil novos casos sejam descobertos ainda em 2018. Os dados são do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva).
Dada a importância de conscientizar a população sobre a doença, o Sindpd quer, no mês internacional da mulher, encorajar as trabalhadoras a buscarem ajuda médica. A capacidade de diagnosticar a doença ainda em estágio inicial aumenta as chances de tratamento. Segundo o diretor do Sindpd em Araraquara, Daniel Forini, durante todo o mês, o Sindicato vai distribuir laços lilás entre as associadas que visitarem a regional.
Sobre a doença
O câncer de colo de útero é uma doença de desenvolvimento lento, por vezes assintomática em estágios iniciais, que pode evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados.
O principal meio de prevenção contra o HPV (papilomavírus humano), responsável pela infecção que desenvolve a doença, é o uso de preservativo nas relações sexuais.
Para saber mais, acesse o site do Inca.
NULL