Trabalhadoras refletem sobre sobrecarga – Cerca de 80 trabalhadoras e trabalhadores da Cognizant participaram nesta terça-feira (11) de mais um evento da Maratona 8 de Março, ação promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) para incentivar a inclusão e respeito às mulheres no mercado de TI. A reunião foi realizada de forma virtual em parceria com a empresa e teve como tema as múltiplas jornadas enfrentadas pelas mulheres desde que elas ingressaram no mercado de trabalho.
A palestra foi ministrada pela psicóloga e pedagoga Maria Auxiliadora Camargo e acompanhada pela diretora do Sindpd Priscila Sena Mansonetto e pelo diretor Paulo César de Almeida. Priscila ressaltou que a intenção dos encontros é promover a conscientização entre todos – mulheres e homens – de igualdade no trabalho e também em casa, onde há mais uma jornada de trabalho que sobrecarrega qualquer um que tente dar conta de todas as tarefas sozinho.
LEIA: Mulher na TI, o Sindpd quer contar a sua história; participe!
Após apresentar um breve panorama do processo de entrada das mulheres no mercado de trabalho especialmente após a Revolução Industrial, Maria Auxiliadora lembrou como alguns direitos hoje considerados básicos ou óbvios são conquistas muito recentes para as mulheres, como o direito ao voto, em 1932, e o direito ao trabalho, em 1962, quando elas passaram a poder trabalhar sem a autorização do marido. Outro exemplo foi o direito ao crédito, conquistado pelas mulheres em 1974, com uma lei que as autorizou a ter cartão de crédito sem a necessidade um homem assinar o contrato.
A introdução deixou claro por que algumas ideias machistas ainda persistem, mesmo que inconscientemente, uma vez que direitos diferentes eram regra até pouco tempo atrás. Direitos básicos terem sido conquistados tão recentemente gerou surpresa até mesmo entre os homens na sala, que admitiram a necessidade de eles também se conscientizarem e colaborarem para a promoção da igualdade.
Por sua vez, as mulheres refletiram como sentem dificuldade de deixar de fazer alguma tarefa para evitar a sobrecarga ou até mesmo de pedir ou aceitar ajuda em casa. Elas debateram que, na verdade, não deveria se tratar de “ajuda”, pois o trabalho de gerenciamento das tarefas também é exaustivo, mas de uma verdadeira divisão de responsabilidades. “Sinto culpa até na hora do descanso”, comentou uma trabalhadora. “Eu sou assim, não me permito ficar sem fazer nada”, acrescentou uma colega.
A psicóloga explicou que esse sentimento é conhecido como “Síndrome da Salvadora” ou “síndrome de Mulher Maravilha”, ou seja, quando uma mulher quer dar conta de fazer tudo e sente culpa quando não consegue, o que aos poucos desgasta sua saúde mental – e às vezes até mesmo física – e pode levar até mesmo ao esgotamento (ou síndrome de burnout).
“Ninguém acorda pensando ‘hoje eu vou ser péssima, não vou fazer nada ou vou fazer tudo errado’. Se temos 100 coisas para fazer no dia e fazemos 90, nós não pensamos nas 90, e sim nas 10 que deixamos de fazer, é essa mentalidade que temos que mudar e aceitar que ninguém dá conta de tudo”, disse.
Reservar um tempo no dia para cuidar de si, seja com uma atividade física ou até mesmo um banho longo, é algo que Maria Auxiliadora destacou como essencial que todas aprendam e se permitam para preservar sua saúde mental e, no fim, serem até mesmo mais produtivas, já que situações de estresse e sobrecarga não são sustentáveis por um longo tempo.
Techday
A palestra foi encerrada com um convite para que as trabalhadoras compareçam ao Techday, um encontro com convidadas renomadas que marcará o encerramento da Maratona 8 de Março. O evento será no dia 29 de março no Hotel Meliá Ibirapuera, das 9h às 16h.
(Inscreva-se no Tech Day clicando aqui).
Na ocasião, o Sindpd fará o sorteio de dois iPhones 16, um para todas as mulheres sócias e contribuintes que participaram dos eventos e realizaram o cadastro prévio durante as atividades da maratona, e outro para aquelas que estiverem presentes no Techday.
A programação completa será divulgada em breve na página especial da Maratona 8M (acesse aqui).
Se a sua empresa não está incluída no calendário de atividades, entre em contato conosco através do nosso WhatsApp (11) 3823-5600.
(Foto: Reprodução)