Grandes empresas de tecnologia da China, como a Tencent e a Douyin, pertencente à ByteDance – dona do TikTok, estão oferecendo suporte a exportadores para que ampliem suas vendas no mercado doméstico. A iniciativa ocorre em um cenário em que as principais empresas de tecnologia do país se unem para fortalecer a economia chinesa, em meio às crescentes disputas comerciais entre China e Estados Unidos.
Na semana passada, a Tencent divulgou o lançamento de um projeto para auxiliar exportadores a comercializarem produtos no mercado interno por meio do WeChat, sua plataforma de e-commerce. A meta é alcançar 100 bilhões de yuans (cerca de US$ 13,69 bilhões) em transações, segundo a empresa.
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O programa permitirá que os exportadores criem lojas virtuais no WeChat por meio de um canal exclusivo, podendo, em alguns casos, começar as operações sem a necessidade de depósitos iniciais. Além disso, a Tencent disponibilizará benefícios como descontos e subsídios para impulsionar as vendas, incluindo o uso das ferramentas de transmissão ao vivo da plataforma.
A empresa também destacou que auxiliará pequenas e médias empresas a expandirem suas operações para o Sudeste Asiático, utilizando o Tenpay Global, seu sistema de pagamentos internacionais.
Em movimento semelhante, a Douyin, versão chinesa do TikTok, anunciou um plano para ajudar exportadores a diversificarem suas vendas no mercado interno, diminuindo a dependência de encomendas estrangeiras. A plataforma disponibilizará canais dedicados à abertura de lojas virtuais, além de reduzir custos operacionais para esses negócios.
A Douyin ainda oferecerá linhas de crédito de até 1 milhão de yuans e financiamento sem juros por 45 dias (dentro de limites específicos) para empreendedores que cumprirem os requisitos do programa.
(Com informações de InfoMoney)
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