Após as notícias divulgadas na imprensa nacional e internacional a respeito de um corte mundial de funcionários por parte da Microsoft, a empresa esclareceu que só demitiu 18 funcionários no Brasil após ser questionado pelo Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo) sobre a dimensão do corte no país.
Leia: Sindplay: Crie seu próprio jogo de plataforma do zero!
Na semana passada, a multinacional anunciou um corte de 3% da força de trabalho a nível global, afetando cerca de 6 mil pessoas. A Microsoft justificou o maior corte desde 2023 alegando uma “revisão global da sua estrutura organizacional”. Ao Sindpd, a Microsoft Brasil reafirmou seu “compromisso de manter o diálogo” e de “comunicar previamente a entidade em qualquer futura reestruturação coletiva”.
Segundo o site Baguete, existem rumores de que a Microsoft está enxugando o time por causa do uso crescente de inteligência artificial na operação, principalmente em tarefas de desenvolvimento de software, segundo o site The Information como fonte. O site estrangeiro teria tido acesso a dados sobre o aumento de uso de IA em uma área em particular da Microsoft, na qual foram demitidos cerca de 12 funcionários de um time de 400 (exatamente 3%).
O corte foi mais pesado no HQ da empresa em Redmond, nos Estados Unidos, com quase 2 mil demissões, grande parte delas na área de engenharia de software e posições ligadas a gerenciamento de produtos.
(Foto: Reprodução/Freepik)