A Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, planeja permitir até o final de 2026 que anunciantes criem e direcionem campanhas inteiramente com o uso de ferramentas de inteligência artificial. A informação foi divulgada pelo Wall Street Journal.
O objetivo é que marcas possam utilizar a plataforma publicitária da empresa a partir apenas de uma imagem de produto e um orçamento de marketing planejado, eliminando a necessidade de estruturas tradicionais de marketing. A medida pode impactar diretamente o setor de publicidade das empresas.
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Atualmente, a plataforma da Meta já disponibiliza algumas funcionalidades de IA que auxiliam no ajuste de anúncios antes de sua veiculação no Facebook e Instagram. No entanto, as novas ferramentas pretendem ampliar o uso da tecnologia, permitindo também a criação, o planejamento e a compra de publicidade automatizada. A proposta inclui a geração completa de anúncios, com imagens, vídeos e textos, e a definição do público-alvo com base no orçamento disponibilizado pelo cliente.
A expectativa é que a novidade atraia pequenos anunciantes, que hoje não têm recursos para contratar serviços especializados de marketing.
Com a notícia sobre os planos da Meta, investidores reagiram com a venda de ações de algumas das maiores empresas globais do setor de marketing. A WPP teve queda de 3% no início do pregão, enquanto as francesas Publicis Groupe e Havas registraram recuos de 3,9% e 3%, respectivamente.
A Meta, que já fatura US$ 160 bilhões com publicidade, visa ampliar ainda mais seus lucros com a iniciativa. O CEO Mark Zuckerberg afirmou que o desenvolvimento dessas novas ferramentas representa uma “redefinição da categoria de publicidade”.
(Com informações de CBN)
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