Durante o evento Google for Brasil, realizado nesta terça-feira (10), a empresa anunciou diversas atualizações em seus serviços de inteligência artificial e prometeu lançar, em breve, um portal de verificação de conteúdo. A novidade permitirá identificar rapidamente se um material foi gerado por IA.
O Detector SynthID, como foi batizada a ferramenta, está em fase de testes. De acordo com a Google, será possível fazer upload de uma imagem, faixa de áudio, vídeo ou texto para detectar a presença da marca d’água que indica a geração por inteligência artificial.
Leia: Deepfakes e desinformação: os riscos dos vídeos criados com IA
“Como um passo adicional para ajudar as pessoas a identificarem conteúdo gerado por IA, a Google também está incorporando uma marca d’água visível em todos os vídeos, exceto para vídeos gerados por membros Ultra no Flow, a nossa ferramenta para cineastas de IA”, afirmou a empresa durante o evento.
Além disso, a Google anunciou atualizações do Gemini, seu sistema de inteligência artificial, e sua integração com outros produtos. Entre as novidades, está a expansão do modelo Veo 3 para o Brasil.
O Veo 3 é um gerador de vídeo e áudio que transforma comandos de texto em produções de alta qualidade e resolução. Segundo a Google, ele representa uma evolução em relação ao Veo 2 e, pela primeira vez, é capaz de gerar vídeos com som.
A ferramenta está disponível para assinantes do plano Google AI Pro por meio do aplicativo Gemini. Já o plano Ultra inclui funcionalidades adicionais. Desenvolvedores e empresas também poderão acessar o Veo pela plataforma Vertex AI.
(Com informações de CNN Brasil)
(Foto: Reprodução/Freepik)