Criadores de conteúdo no Brasil já adotaram em massa a inteligência artificial generativa (GenAI), segundo uma pesquisa encomendada pelo YouTube e conduzida pela Radius. O levantamento mostra que 96% dos entrevistados afirmam utilizar ferramentas de GenAI, como o ChatGPT, em sua produção. Apesar da alta adesão, 84% reconhecem que ainda não exploram todo o potencial da tecnologia.
Os dados revelam um forte entusiasmo com o uso da GenAI como ferramenta de democratização do acesso a recursos avançados de produção e storytelling. Entre os criadores, 93% acreditam que a tecnologia permite maior acesso a efeitos especiais, design de produção e cinematografia, nivelando o campo de atuação entre produtores independentes e grandes estúdios.
Leia: Sindpd leva open churrasco e Fernando e Sorocaba para Ribeirão Preto!
“Nos últimos anos, temos visto canais na plataforma florescerem como verdadeiras startups de entretenimento, apostando em novos modelos de produção, construindo estúdios para elevar a qualidade do conteúdo e desvendando novos caminhos criativos. Eles estão forjando novas oportunidades para o entretenimento e os negócios por trás dele e a IA tem tudo para ser uma grande aliada”, afirma Clarissa Orberg, Head de Parcerias com Criadores, Gaming e Shopping do YouTube Brasil.
Outro ponto que empolga os criadores é a possibilidade de expansão internacional. Para 93% dos entrevistados, a GenAI pode facilitar a exportação de conteúdo por meio de dublagens automatizadas.
“No YouTube, já utilizamos a IA para sugerir conteúdos aos usuários, criar legendas automáticas e manter a plataforma segura para toda a comunidade ao identificar e remover conteúdo nocivo. Recentemente, lançamos nossa ferramenta de dublagem automática que usa IA para oferecer uma nova maneira de conexão dos criadores com comunidades ao redor do mundo. É uma tecnologia tão incrível que consegue simular ritmo e entonação da fala original, criando uma conexão mais autêntica com quem está assistindo”, explica Clarissa.
A pesquisa também aponta que o suporte criativo é a principal razão para o uso da IA: 98% dos criadores disseram contar com a GenAI principalmente para estimular a criatividade. Entre os principais benefícios apontados estão a geração de novas ideias (35%), a produção de conteúdo com mais qualidade (30%) e a economia de tempo (26%).
“Estamos vivenciando uma nova era na criação e disseminação de histórias, onde a IA atuará não apenas como facilitadora, mas como amplificadora dessas vozes”, conclui Clarissa.
Campanha Salarial começa no segundo semestre
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd começa no segundo semestre deste ano e o seu lançamento promete ser em alto estilo! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do sindicato e seus convidados!
Vale lembrar que é na campanha salarial que são definidas as reivindicações da categoria a serem levadas para a mesa de negociação com os patrões, para a celebração da próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história. Já estão confirmados três eventos, em Campinas (16/08), Sorocaba (19/10) e Ribeirão Preto (26/10). E vem mais coisa por aí! (Acesse o site oficial do Sindpd On Fire e saiba tudo)
(Com informações de TI Inside)
(Foto: Reprodução/Freepik)