Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) registraram imagens espetaculares dos chamados “red sprites” (“duendes vermelhos”), um tipo raro de descarga elétrica que brilha intensamente acima das nuvens de tempestade.
A astronauta da NASA Nichole Ayers capturou uma foto do fenômeno na semana passada. A imagem exibe um “red sprite” – um Evento Luminoso Transitório (TLE) – raramente observado da superfície terrestre, mas ocasionalmente documentado a partir da órbita da ISS.
Leia: Sindpd On Fire em Campinas: 2º lote de ingressos liberado!
Relatados por pilotos durante décadas, os TLEs só foram comprovados visualmente pela primeira vez em julho de 1989. Sua ocorrência é tipicamente invisível do solo e, quando vislumbrados, podem sugerir uma origem extraterrestre devido à sua aparência única.
Assim como os relâmpagos convencionais, os duendes vermelhos surgem após acúmulo de carga elétrica nas nuvens. Contudo, sua descarga atinge a mesosfera, até 80 km de altitude. A intensa cor vermelha surge quando a carga interage com o nitrogênio na atmosfera terrestre.
Em publicação no X, Ayers detalhou que fez o registro enquanto a ISS sobrevoava o México e os EUA, a aproximadamente 400 km de altitude.
“Uau!”, expressou a astronauta. “Sprites são TLEs, que ocorrem acima das nuvens e são provocados por intensa atividade elétrica nas tempestades abaixo. Temos uma visão privilegiada acima das nuvens, permitindo que cientistas usem essas imagens para compreender melhor a formação, as características e a relação dos TLEs com as tempestades”, explicou.
Ayers, em sua primeira viagem espacial como parte da missão SpaceX Crew-10 (lançada em 14 de março), integra uma tripulação com Anne McClain (EUA), Takuya Onishi (JAXA) e Kirill Peskov (Roscosmos). O retorno está previsto para setembro, após período dedicado a pesquisas e manutenções no laboratório orbital.
A agência espacial norte-americana apoia-se tanto em imagens orbitais quanto terrestres para estudar os TLEs. O projeto de ciência cidadã “Spritacular” solicita contribuições do público com registros visuais do fenômeno, gerando dados valiosos para a pesquisa científica.
As capturas feitas por astronautas na ISS, como a de Ayers – que adotam a fotografia como atividade criativa –, são cruciais. Matthew Dominick (NASA) fotografou um duende vermelho em junho de 2023, meses após um registro similar de Andreas Mogensen (ESA). O experiente Don Pettit, famoso por suas imagens espaciais e o astronauta ativo mais velho da NASA, também já documentou TLEs, inclusive compartilhando um vídeo de sprites azuis sobre a Amazônia em abril.
Campanha Salarial começa no segundo semestre
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd começa no segundo semestre deste ano e o seu lançamento promete ser em alto estilo! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do sindicato e seus convidados!
Vale lembrar que é na campanha salarial que são definidas as reivindicações da categoria a serem levadas para a mesa de negociação com os patrões, para a celebração da próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história. Já estão confirmados quatro eventos, em Campinas (16/08), Sorocaba (19/10), Ribeirão Preto (26/10) e São Paulo (15/11). (Acesse o site oficial do Sindpd On Fire e saiba tudo)
(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Dong Shuchang/Weibo)