Um casal de idosos saiu de Kuala Lumpur, capital da Malásia, e percorreu 300 quilômetros até o estado de Perak para conhecer uma atração turística após verem online o vídeo de uma reportagem da emissora de TV Rakyat com um novo teleférico na região. O problema é que a reportagem foi criada por IA, e a atração não existe.
O vídeo, compartilhado nas redes sociais, apresentava entrevistas com turistas e moradores, além de uma jornalista criada por inteligência artificial. A peça enganou o casal, que ficou chocado ao descobrir que o teleférico era fictício. Segundo uma funcionária de um hotel em Gerik, Perak, que relatou o caso nas redes, uma das vítimas chegou a considerar processar a “repórter” que apareceu no vídeo.
Leia: Promoção de Dia dos Pais: Leve seu pai no churrasco e quem paga é o Sindpd
A repercussão foi tanta que levou a uma manifestação pública do representante local Yazlan Sunardie Che Yahaya. Ele confirmou que a atração não existe e alertou os internautas sobre os perigos de se confiar em vídeos criados por IA.
“Claro que não existe… mas admito que foi emocionante assistir. Nos divertimos, mesmo que fosse somente conteúdo gerado por IA”, afirmou.
Apesar do realismo do vídeo, especialistas apontam alguns sinais que podem denunciar conteúdos gerados por inteligência artificial. Iluminação excessiva ou vinda de ângulos incoerentes, texturas artificiais em elementos naturais como árvores e água, e expressões ou gestos exagerados nos personagens são alguns dos indícios mais comuns.
Observar esses detalhes com atenção é a chave para evitar situações embaraçosas como a vivida pelo casal malaio, ou até problemas mais graves, como fraudes e extorsões.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, o “Vale do Silício brasileiro”, no dia 16 de agosto!
Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
É na campanha salarial que são definidas as reivindicações da categoria a serem levadas para a mesa de negociação com os patrões, para a celebração da próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
A iniciativa reafirma o compromisso do Sindpd com os seus trabalhadores: mobilização, unidade, cultura e valorização da categoria. Garanta sua vaga, fortaleça a nossa luta e venha fazer parte do maior evento sindical do país!
Lançamento da Campanha Salarial 2026
Local: Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: Fazenda Santa Margarida – R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
(Com informações de Techtudo)
(Foto: Reprodução/TikTok)