O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (21) um plano estratégico de R$ 8,2 milhões para impulsionar a indústria de jogos digitais. A iniciativa inclui editais para fomento a estúdios independentes e empresas em expansão, capacitação profissional, desenvolvimento tecnológico (com foco em IA e realidade estendida) e apoio à exportação.
A articulação envolve entidades como Abragames, ACJOGOS-SP e XRBR. O estado, responsável por mais de 50% do faturamento do setor no país, busca consolidar-se como referência em políticas para games.
Leia: Monte sua caravana para o Sindpd On Fire e garanta preços especiais!
Rodrigo Terra, diretor da Abragames, destaca o perfil do setor. “90% da base do setor no país é formada por micro e pequenas empresas. Esse plano estrutura mecanismos específicos para diferentes estágios de maturidade das produtoras”.
Os editais atendem desde desenvolvedores de primeiro jogo até empresas em fase de escalonamento internacional. A capacitação é prioridade: apenas 1% dos cursos de games no Brasil são oferecidos por instituições públicas.
“Se você cria curso rápido, mas não cria política para absorção desses profissionais, ele vai flutuar. Precisa ter vagas, incubadoras, estágios — o caminho inteiro até o emprego”, acrescenta Terra.
Desafios e expansão
Embora São Paulo concentre a maioria dos estúdios, o Sul responde por 22% e o Nordeste por 16%. “O eixo dos games não é Rio-São Paulo, como no audiovisual. É São Paulo e Sul. Mas o Brasil inteiro pode crescer com políticas estaduais consistentes”, aponta o diretor da Abragames.
A internacionalização é outro pilar. O programa Brasil Games, da Abragames e ApexBrasil, já levou estúdios a feiras globais. “Ao publicar um jogo, mesmo com três pessoas, você já compete globalmente na Steam, Epic ou Roblox. Muitos brasileiros estão fazendo isso”.
O plano mira estruturar uma política pública integrada para formar, financiar e globalizar a indústria criativa de games.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, o “Vale do Silício brasileiro”, no dia 16 de agosto!
Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
É na campanha salarial que são definidas as reivindicações da categoria a serem levadas para a mesa de negociação com os patrões, para a celebração da próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
A iniciativa reafirma o compromisso do Sindpd com os seus trabalhadores: mobilização, unidade, cultura e valorização da categoria. Garanta sua vaga, fortaleça a nossa luta e venha fazer parte do maior evento sindical do país!
Local: Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: Fazenda Santa Margarida – R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
(Com informações de Exame)
(Foto: Reprodução/Freepik)