Em meio à guerra comercial travada por Donald Trump contra o Brasil — usando o Pix como uma das justificativas —, a fintech gaúcha PagBrasil e a americana Verifone anunciaram uma nova solução que promete facilitar a vida dos turistas brasileiros nos Estados Unidos.
Batizado de Pix International, o serviço permitirá que consumidores do Brasil façam pagamentos com o sistema instantâneo diretamente no varejo americano. O recurso poderá ser ativado pelos lojistas por meio da API da Verifone, sem restrições quanto ao hardware ou à plataforma de pagamento utilizada.
Leia: Monte sua caravana para o Sindpd On Fire e garanta preços especiais!
Para ganhar tração, no entanto, a novidade depende da adesão dos comerciantes locais. Por isso, as empresas apostam em cidades com alta presença de turistas brasileiros, como Nova York, Miami e Orlando. Outro foco é o público que planeja visitar os Estados Unidos durante a Copa do Mundo de 2026.
“É um divisor de águas para varejistas americanos em destinos turísticos importantes como a Flórida e Nova York”, afirmou, em comunicado, Madhu Vasu, da área de gestão global de produtos da Verifone. Segundo ele, cerca de 1,9 milhão de turistas brasileiros gastam US$ 4,1 bilhões por ano nos EUA.
Economia no bolso
Além da conveniência, a solução também promete economia. De acordo com Ralf Germer, CEO e cofundador da PagBrasil, o Pix International permite que o consumidor pague diretamente em reais, evitando as taxas de conversão aplicadas nas compras internacionais com cartão de crédito.
“A colaboração não apenas amplia a presença global do Pix, como também oferece aos lojistas nos EUA uma forma poderosa de capturar os gastos de milhões de turistas brasileiros”, explicou Germer.
As transações realizadas por meio da solução terão custo aproximado de 2%, sem taxas adicionais.
Antes dos Estados Unidos, o Pix International já havia sido lançado pela PagBrasil em países como Uruguai, Argentina, Chile, Peru, México, Espanha, Portugal, Holanda e China.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, o “Vale do Silício brasileiro”, no dia 16 de agosto!
Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
É na campanha salarial que são definidas as reivindicações da categoria a serem levadas para a mesa de negociação com os patrões, para a celebração da próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
A iniciativa reafirma o compromisso do Sindpd com os seus trabalhadores: mobilização, unidade, cultura e valorização da categoria. Garanta sua vaga, fortaleça a nossa luta e venha fazer parte do maior evento sindical do país!
Local: Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: Fazenda Santa Margarida – R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Canva)