A Alemanha está abrindo caminho para uma nova era no setor de defesa, marcada por inteligência artificial, robótica e até insetos ciborgues. Startups como a Swarm Biotactics desenvolvem baratas modificadas com câmeras e sensores, capazes de operar em ambientes de conflito e coletar informações em tempo real — iniciativa que ilustra a guinada tecnológica do país em meio ao atual cenário geopolítico.
Impulsionado pela guerra na Ucrânia e por incertezas sobre o suporte americano à OTAN, o governo alemão intensificou seu plano de rearmamento. O investimento previsto para defesa deve quase triplicar até 2029, alcançando 162 bilhões de euros. Parte desse valor será destinada à integração de empresas emergentes nos processos militares, com leis que facilitam pagamentos antecipados e priorizam fornecedores da União Europeia.

A aposta do país em tecnologias disruptivas vai além das baratas espiãs. A startup Helsing desenvolve algoritmos capazes de identificar ameaças em tempo real e já é considerada a mais valiosa do setor na Europa, avaliada em US$ 12 bilhões. Já a ARX Robotics trabalha com robôs terrestres voltados para uso tático.
“O dinheiro agora está disponível. Isso muda tudo”, afirma Marc Wietfeld, CEO da ARX Robotics, destacando a mudança de postura do governo após reunião com o ministro da Defesa.
Leia: Dia dos Pais e Caravana: não perca as novas promoções para o Sindpd On Fire
Mudança cultural pós-2ª Guerra
Essa transformação também sinaliza uma mudança cultural. A Alemanha, historicamente marcada por uma postura pacifista desde a Segunda Guerra Mundial, começa a rever antigas resistências. Desde 2022, o interesse por segurança nacional cresceu, e o governo passou a incluir startups em discussões estratégicas.
“A guerra na Ucrânia mudou tudo”, diz Sven Weizenegger, responsável pelo acelerador de inovação das Forças Armadas alemãs. Segundo ele, o número de propostas tecnológicas recebidas diariamente saltou para até 30 mensagens por dia, apenas em sua rede de contatos.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, o “Vale do Silício brasileiro”, no dia 16 de agosto!
Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
É na campanha salarial que são definidas as reivindicações da categoria a serem levadas para a mesa de negociação com os patrões, para a celebração da próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
A iniciativa reafirma o compromisso do Sindpd com os seus trabalhadores: mobilização, unidade, cultura e valorização da categoria. Garanta sua vaga, fortaleça a nossa luta e venha fazer parte do maior evento sindical do país!
Local: Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: Fazenda Santa Margarida – R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Freepik)