Conversas com o ChatGPT, incluindo aquelas em que usuários buscam apoio emocional, conselhos sobre relacionamentos ou orientações sobre a vida pessoal, podem não estar protegidas por sigilo. O alerta foi feito pelo próprio CEO da OpenAI (empresa por trás do ChatGPT), Sam Altman, durante uma entrevista ao podcast This Past Weekend.
Altman expressou preocupação com o uso crescente da inteligência artificial como substituta de terapeutas, especialmente entre jovens. Segundo ele, esse tipo de interação ainda não conta com as garantias legais de confidencialidade que existem em atendimentos com psicólogos, médicos ou advogados. “Ainda não cobrimos isso para quando você fala com o ChatGPT”, afirmou.
Leia: Precisa de transporte para ir ao Sindpd On Fire Campinas? Fale com a gente!
O CEO defende que é urgente estabelecer normas de privacidade mais robustas para proteger conversas com assistentes de IA, sobretudo em temas sensíveis. Ele cita o risco de que, em caso de processos judiciais, a empresa possa ser obrigada a divulgar o conteúdo dos chats.
Além disso, Altman explicou que as conversas mantidas com o ChatGPT podem ser acessadas pela equipe da OpenAI, com o objetivo de melhorar o modelo e monitorar usos indevidos. Mesmo quando excluídos pelos usuários, os dados podem ser retidos por até 30 dias ou mais, caso haja exigência legal.

O tema ganhou ainda mais destaque após ações judiciais movidas por veículos como o The New York Times, que pedem à OpenAI a retenção de registros de usuários, inclusive conversas apagadas, enquanto tramitam processos relacionados a direitos autorais.
A situação é mais uma demonstração dos limites do uso da IA como substituto de profissionais humanos em áreas delicadas como a saúde mental, e da necessidade de regulamentações específicas para garantir maior segurança aos usuários.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, o “Vale do Silício brasileiro”, no dia 16 de agosto!
Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
É na campanha salarial que são definidas as reivindicações da categoria a serem levadas para a mesa de negociação com os patrões, para a celebração da próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
Local: Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: Fazenda Santa Margarida – R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
(Com informações de TechTudo)
(Foto: Reprodução/Pexels)