O Google iniciou os testes de uma nova ferramenta de inteligência artificial chamada Opal, voltada ao conceito de “vibe-coding”. A plataforma, disponível por meio do Google Labs nos Estados Unidos, permite que usuários criem aplicativos apenas descrevendo o que desejam.
A proposta do Opal é simplificar ao máximo a criação de pequenos aplicativos web. Em vez de escrever códigos, o usuário apenas insere um comando em linguagem natural descrevendo o que quer. A inteligência artificial do Google então interpreta o pedido e gera automaticamente o aplicativo.

Também é possível explorar uma galeria de miniaplicativos já criados e modificá-los — um processo conhecido como “remixar”.
Após a criação, o app gerado pode ser examinado em um painel visual com as etapas envolvidas na entrada, no processamento e na saída de dados. Cada uma dessas fases pode ser clicada para visualizar ou alterar os comandos correspondentes. O usuário ainda tem a opção de adicionar novos passos manualmente pela barra de ferramentas.
Leia: Precisa de transporte para ir ao Sindpd On Fire Campinas? Fale com a gente!
Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de publicar o aplicativo finalizado na web. O link gerado pode ser compartilhado com outras pessoas, que poderão testar o app usando suas próprias contas do Google.
Apesar de o Google já contar com o AI Studio, que também permite desenvolver apps com prompts de texto, o Opal se destaca pelo fluxo visual de construção, que indica a intenção da empresa em tornar esse tipo de ferramenta acessível a um público mais diverso.
Segundo o site TechCrunch, as soluções de IA para programação têm ganhado tanto espaço que praticamente todas as grandes empresas do setor estão se movimentando para oferecer recursos semelhantes.
“O Google agora faz parte de uma longa lista de concorrentes, como Canva, Figma e Replit, que desenvolvem soluções para permitir que pessoas sem formação técnica consigam montar protótipos de apps de forma simples e rápida”, observa o TechCrunch.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, o “Vale do Silício brasileiro”, no dia 16 de agosto!
Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
É na campanha salarial que são definidas as reivindicações da categoria a serem levadas para a mesa de negociação com os patrões, para a celebração da próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
Local: Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: Fazenda Santa Margarida – R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik)