A tornozeleira eletrônica, frequentemente mencionada no noticiário brasileiro como medida cautelar imposta a pessoas ainda não condenadas pela Justiça, tem uma origem curiosa que passa longe dos tribunais: os quadrinhos do Homem-Aranha. A ideia do equipamento surgiu após a leitura de uma história do super-herói publicada em 1977, que despertou a criatividade de um juiz nos Estados Unidos.
Na época, além das edições tradicionais, o Homem-Aranha também estrelava tiras semanais. Em uma dessas histórias, que circularam entre agosto e setembro daquele ano, o vilão Rei-do-Crime prende uma pulseira no herói, capaz de rastrear todos os seus movimentos. O dispositivo, difícil de remover, atrapalha a vida do personagem.

Inspirado pela trama, o juiz Jack Love, do estado do Novo México, teve um estalo: por que não criar algo semelhante para monitorar criminosos? Ele levou a ideia ao engenheiro Michael Goss e, juntos, desenvolveram o que chamaram de “algema eletrônica”.
A primeira versão do dispositivo era do tamanho de uma caixa de cigarros e se comunicava com um receptor conectado a uma linha telefônica fixa. A cada 60 segundos, o aparelho enviava um sinal. Caso o portador ultrapassasse o limite de 45 metros, a central policial era notificada automaticamente. O próprio juiz Love testou o dispositivo e comentou que ele o mantinha em uma “guia bastante curta”.
Leia: Precisa de transporte para ir ao Sindpd On Fire Campinas? Fale com a gente!
O primeiro uso documentado da tornozeleira eletrônica aconteceu em 1983, com três pessoas condenadas por crimes leves. Um dos casos envolvia um homem preso por emitir cheques sem fundo que precisava cuidar de uma criança. No entanto, ele voltou a ser detido após roubar uma loja.
Outro participante dos testes, um veterano da Guerra do Vietnã, violou a condicional após aparecer bêbado. Apenas um dos três testados, um homem preso por dirigir embriagado pela segunda vez, cumpriu os 30 dias determinados sem novos problemas com a lei.
O sucesso inicial foi suficiente para que Love deixasse a magistratura e se dedicasse à empresa Goss-Link, responsável pela fabricação do equipamento. Apesar disso, a companhia decretou falência em 1984, sem recursos para continuar operando. Ainda assim, a invenção se espalhou rapidamente, sendo adotada por outras empresas e forças policiais, consolidando-se como uma ferramenta de vigilância até os dias atuais.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, o “Vale do Silício brasileiro”, no dia 16 de agosto!
Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
É na campanha salarial que são definidas as reivindicações da categoria a serem levadas para a mesa de negociação com os patrões, para a celebração da próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
Local: Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: Fazenda Santa Margarida – R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
(Com informações de Tecmundo)
(Foto: Reprodução/Freepik)