A ascensão de bandas criadas integralmente por inteligência artificial (IA) tem gerado apreensão no setor musical. Grupos como Velvet Sundown, com influências do rock dos anos 1970, e Aventhis e The Devil Inside, com seu country refinado, são exemplos de criações que atingem milhões de reproduções no Spotify, mesmo sem qualquer envolvimento humano direto na composição ou interpretação.
O fenômeno representa mais do que curiosidade tecnológica: sinaliza uma mudança estrutural no mercado. Segundo Leo Sidran, produtor, compositor, intérprete e vencedor do Oscar, “em um futuro próximo, veremos surgir muitas músicas sobre as quais não seremos capazes de dizer quem as fez ou como foram criadas”. Para ele, o surgimento desses grupos evidencia “o quão comuns e previsíveis muitas músicas são hoje em dia”.
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A opacidade que envolve essas produções levanta ainda mais preocupações. Ao contrário do Deezer, o Spotify não indica quais faixas são geradas inteiramente por IA, dificultando o rastreamento da origem do conteúdo. Dennis DeSantis, professor da Universidade de Rochester, ressalta que playlists repletas de músicas ambiente, atribuídas a artistas misteriosos, são comuns e alimentam a substituição do trabalho humano em diversas mídias.
“Filmes, séries, publicidade e espaços públicos são presas fáceis para essa produção sintética porque a música está em segundo plano”, afirma.
Para o produtor Yung Spielburg, que discutiu o tema no podcast “Imagine AI Live”, a tecnologia amplia a divisão entre escuta passiva e ativa. A primeira, segundo ele, corresponde ao consumo musical cotidiano, durante tarefas domésticas, quando “você não está tentando descobrir quem é o artista”. Nessa lógica, se o software for suficientemente avançado, empresas e gravadoras optarão pela IA generativa, “porque não precisarão pagar royalties”.

O impacto sobre a renda dos profissionais já é percebido no cotidiano. “Os músicos terão ainda mais dificuldade para se sustentar”, alerta Mathieu Gendreau, professor da Universidade Rowan. “Talvez esta seja a questão principal: como o dinheiro será distribuído.”
Sidran, que também apresenta o podcast The Third Story, relata uma “desaceleração acentuada” desde o outono passado. “Suspeito que a IA tenha muito a ver com isso”, diz. “Sinto que muitos clientes que normalmente me encomendariam música agora o fazem com IA.”
Embora a história da música seja marcada por revoluções tecnológicas, do rádio ao Pro Tools, George Howard, professor da prestigiada Berklee College of Music, afirma que “a IA representa um desafio incomparável” a tudo o que já existiu. Para ele, a resposta poderá vir por vias legais, em processos que opõem detentores de direitos autorais a gigantes da IA, mas cujos desfechos podem demorar anos.
Apesar do cenário instável, Gendreau reconhece que a IA deve se consolidar no longo prazo, por ser “barata e prática”. Para preparar seus alunos, ele reforça a importância de serem empreendedores e diversificarem suas atividades.
Sidran, por sua vez, tenta ver uma oportunidade: “É uma chance para os artistas destacarem o que os torna únicos”. E conclui: “Não tente fazer algo que você já espera, porque a IA também terá feito isso”.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd-SP começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, no dia 16 de agosto! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
Promoções para o Sindpd On Fire
Para tornar esse dia ainda mais especial, preparamos duas promoções imperdíveis para sócios e contribuintes do Sindpd.
No dia 10 de agosto, comemora-se o Dia dos Pais e pensando nisso, o sindicato lançou a promoção para que seu pai curta um churrasco de graça na conta do Sindpd. Se você é sócio ou contribuinte do sindicato, pode levar seu pai de graça para curtir o evento com você. (Saiba mais aqui)
Além disso, pensando na comodidade dos participantes e em estimular a presença de sócios e contribuintes no Sindpd On Fire Campinas o Sindpd está avaliando a viabilidade de oferecer transporte gratuito para os inscritos no evento. A proposta é organizar ônibus que partam de diferentes pontos estratégicos, de acordo com a demanda. (Saiba mais aqui)
Outra iniciativa é a Caravana Sindpd On Fire, que visa fortalecer o espírito coletivo e facilitar a participação dos profissionais de TI da região no evento: grupos de 20 ou mais pessoas garantem o valor de R$ 50 por entrada, incluindo convidados! Monte o seu grupo e entre em contato com o Sindpd pelo WhatsApp (11) 3823-5600. (Saiba mais aqui)
Sindpd On Fire Campinas
Local: Fazenda Santa Margarida – Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
(Com informações de O Globo)
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