Você provavelmente está lendo esta matéria pelo celular e, se for como a maioria das pessoas, já deve ter desbloqueado a tela diversas vezes só hoje. De acordo com um novo relatório da Meta, essa relação intensa com os dispositivos móveis tem ficado ainda mais profunda.
A big tech revelou que o número de usuários do Facebook, Instagram e WhatsApp ultrapassou 3,4 bilhões no segundo trimestre de 2025, um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Mas o dado que mais chamou atenção foi o tempo de tela: o tempo médio gasto assistindo a vídeos aumentou 20% em comparação com o mesmo período de 2024.
Leia: On Fire Campinas: 6 cidades já garantiram transporte grátis
O motivo por trás dessa escalada? Segundo o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, a Inteligência Artificial (IA) pode ser a responsável. “A IA está melhorando significativamente nossa capacidade de mostrar às pessoas conteúdo que elas acharão interessante e útil”, afirmou o executivo durante a teleconferência dos resultados trimestrais da empresa.

No Facebook, o tempo de uso cresceu 5%. No Instagram, a alta foi ainda maior: 6%. Esses dados, de acordo com a Meta, estão diretamente ligados à evolução da IA nos algoritmos de recomendação.
IA mais refinada, engajamento mais alto
Diferentemente dos vídeos com deepfakes cômicos que invadiram as redes nas últimas semanas, a IA mencionada no relatório atua nos bastidores. Trata-se do motor dos algoritmos que entregam conteúdos altamente personalizados para cada usuário.
A lógica é simples: se você assistiu a um vídeo sobre morango do amor, o sistema vai sugerir outros semelhantes, com cada vez mais precisão. O que já existia em versões anteriores ganhou potência com o aperfeiçoamento da tecnologia, que passou a compreender melhor os gostos e comportamentos individuais.
Lucros em alta, atenção em queda
Com o tempo de tela em alta, os lucros da Meta também cresceram. A receita das plataformas da empresa atingiu US$ 47,1 bilhões no segundo trimestre, o que representa uma alta de 22% em relação ao mesmo período de 2024.
Como dizem no mercado digital: se você não está pagando por um produto, o produto é você. Usuários não desembolsam nada para acessar as redes sociais, mas o tempo que passam conectados é extremamente valioso para os anunciantes e, consequentemente, para as plataformas.
Impactos na saúde mental
Apesar da euforia corporativa, especialistas têm chamado atenção para os efeitos colaterais desse modelo. Estudos recentes sugerem que o uso excessivo de telas e redes sociais pode estar ligado a problemas de saúde mental. Um artigo publicado neste ano apontou uma correlação direta entre tempo de tela elevado e crises de raiva e frustração em crianças.
Com algoritmos cada vez mais eficientes em capturar a atenção dos usuários, cresce também a responsabilidade das empresas — e dos próprios usuários — em dosar o consumo de conteúdos digitais. Afinal, se a IA nos entende tão bem, talvez seja hora de entender melhor o que ela está fazendo com a gente.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd-SP começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, no dia 16 de agosto! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
Promoções para o Sindpd On Fire
Para tornar esse dia ainda mais especial, preparamos duas promoções imperdíveis para sócios e contribuintes do Sindpd.
No dia 10 de agosto, comemora-se o Dia dos Pais e pensando nisso, o sindicato lançou a promoção para que seu pai curta um churrasco de graça na conta do Sindpd. Se você é sócio ou contribuinte do sindicato, pode levar seu pai de graça para curtir o evento com você. (Saiba mais aqui)
Além disso, pensando na comodidade dos participantes e em estimular a presença de sócios e contribuintes no Sindpd On Fire Campinas o Sindpd está avaliando a viabilidade de oferecer transporte gratuito para os inscritos no evento. A proposta é organizar ônibus que partam de diferentes pontos estratégicos, de acordo com a demanda. (Saiba mais aqui)
Outra iniciativa é a Caravana Sindpd On Fire, que visa fortalecer o espírito coletivo e facilitar a participação dos profissionais de TI da região no evento: grupos de 20 ou mais pessoas garantem o valor de R$ 50 por entrada, incluindo convidados! Monte o seu grupo e entre em contato com o Sindpd pelo WhatsApp (11) 3823-5600. (Saiba mais aqui)
Sindpd On Fire Campinas
Local: Fazenda Santa Margarida – Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik)