Ex-funcionários de uma empresa de tecnologia estão sendo investigados pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) por supostamente terem apagado deliberadamente uma plataforma de inteligência artificial avaliada em R$ 10 milhões. O desaparecimento do sistema foi identificado na última sexta-feira (1), às vésperas do lançamento oficial da ferramenta, que tinha potencial de atingir mais de 20 milhões de usuários.
Neste domingo (3), agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) realizaram a “Operação Gênesis”, com o objetivo de apurar o roubo de dados e a sabotagem. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em seis locais, incluindo endereços na capital e na Baixada Fluminense.
Leia: On Fire Campinas: 6 cidades já garantiram transporte grátis
As apurações revelaram que um dos investigados utilizou sua senha corporativa para excluir diretamente o sistema no ambiente de produção. Outro ex-funcionário, demitido recentemente, exportou credenciais de acesso e tentou acessar a plataforma novamente no mesmo dia. Um terceiro suspeito teria participado da organização da ação criminosa.

Conversas obtidas pela polícia entre os envolvidos indicam que a ação foi previamente planejada. Nas mensagens, o grupo também discutia estratégias para atuar em uma nova empresa, incluindo a criação de negócios próprios. A polícia verificou que dois dos investigados abriram CNPJs no último mês.
Além do ato de sabotagem, os três ex-funcionários não devolveram os notebooks corporativos, que podem conter códigos-fonte, informações confidenciais e evidências de crimes. Há indícios também de que tenham utilizado celulares pessoais para armazenar e compartilhar dados sigilosos.
Durante a operação, realizada nos bairros do Méier, Cachambi e em São João de Meriti, foram apreendidos diversos equipamentos eletrônicos, como notebooks e celulares. Dois dos suspeitos foram levados à DRCI para prestar depoimento.
A ação policial apura possíveis crimes de concorrência desleal, invasão de dispositivos informáticos com agravantes, apropriação indébita qualificada e associação criminosa.
As investigações seguem em andamento para verificar se as informações apagadas foram utilizadas para benefício próprio ou entregues a empresas concorrentes.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd-SP começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, no dia 16 de agosto! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
Promoções para o Sindpd On Fire
Para tornar esse dia ainda mais especial, preparamos duas promoções imperdíveis para sócios e contribuintes do Sindpd.
No dia 10 de agosto, comemora-se o Dia dos Pais e pensando nisso, o sindicato lançou a promoção para que seu pai curta um churrasco de graça na conta do Sindpd. Se você é sócio ou contribuinte do sindicato, pode levar seu pai de graça para curtir o evento com você. (Saiba mais aqui)
Além disso, pensando na comodidade dos participantes e em estimular a presença de sócios e contribuintes no Sindpd On Fire Campinas o Sindpd está avaliando a viabilidade de oferecer transporte gratuito para os inscritos no evento. A proposta é organizar ônibus que partam de diferentes pontos estratégicos, de acordo com a demanda. (Saiba mais aqui)
Outra iniciativa é a Caravana Sindpd On Fire, que visa fortalecer o espírito coletivo e facilitar a participação dos profissionais de TI da região no evento: grupos de 20 ou mais pessoas garantem o valor de R$ 50 por entrada, incluindo convidados! Monte o seu grupo e entre em contato com o Sindpd pelo WhatsApp (11) 3823-5600. (Saiba mais aqui)
Sindpd On Fire Campinas
Local: Fazenda Santa Margarida – Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
(Com informações de Metrópoles)
(Foto: Reprodução/Freepik)