Mais de 11 mil dispositivos Android já foram comprometidos por um novo malware: o PlayPraetor. O malware, classificado como trojan de acesso remoto (RAT), foi criado com o objetivo de roubar credenciais bancárias, acessar carteiras digitais e assumir o controle completo do aparelho da vítima.
Com origem em campanhas operadas por grupos que falam chinês, o PlayPraetor ganhou destaque entre os especialistas em cibersegurança pela sua capacidade de disseminação e sofisticação.
Leia: Últimos dias! Emita seu ingresso para o Sindpd On Fire Campinas!
A propagação ocorre principalmente por meio de mensagens SMS com links maliciosos e anúncios fraudulentos veiculados em plataformas como o Meta Ads. As vítimas são direcionadas a páginas falsas que imitam a Play Store e acabam instalando arquivos infectados.

O malware é controlado a partir de um painel remoto (C2) hospedado na China, e suas infecções já superam 2 mil novos casos por semana. Segundo os especialistas da empresa Cleafy, o foco da campanha está em usuários de língua espanhola e francesa, apontando uma mudança no perfil das vítimas em comparação a ataques anteriores.
Desde sua identificação em março de 2025, pelo time da CTM360, o PlayPraetor tem se mostrado versátil e perigoso. A campanha apresenta cinco variações de disseminação:
• PWA falso que envia notificações;
• Aplicativos WebView usados para páginas de phishing;
• Versão Phantom, que permite execução contínua de código remoto;
• Trojan completo RAT com controle total do aparelho;
• Variação Veil, que se disfarça como marcas legítimas.
As vítimas incluem tanto usuários comuns quanto empresas, o que amplia o potencial de dano. Os países mais afetados até agora são Portugal, Espanha e França, que concentram 58% dos casos, seguidos por Marrocos, Peru e Hong Kong.
O PlayPraetor se soma a uma lista crescente de trojans utilizados para fraudes financeiras, como o ToxicPanda e o SuperCard X.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd-SP começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, no dia 16 de agosto! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
Promoções para o Sindpd On Fire
Para tornar esse dia ainda mais especial, preparamos duas promoções imperdíveis para sócios e contribuintes do Sindpd.
No dia 10 de agosto, comemora-se o Dia dos Pais e pensando nisso, o sindicato lançou a promoção para que seu pai curta um churrasco de graça na conta do Sindpd. Se você é sócio ou contribuinte do sindicato, pode levar seu pai de graça para curtir o evento com você. (Saiba mais aqui)
Além disso, pensando na comodidade dos participantes e em estimular a presença de sócios e contribuintes no Sindpd On Fire Campinas o Sindpd está avaliando a viabilidade de oferecer transporte gratuito para os inscritos no evento. A proposta é organizar ônibus que partam de diferentes pontos estratégicos, de acordo com a demanda. (Saiba mais aqui)
Outra iniciativa é a Caravana Sindpd On Fire, que visa fortalecer o espírito coletivo e facilitar a participação dos profissionais de TI da região no evento: grupos de 20 ou mais pessoas garantem o valor de R$ 50 por entrada, incluindo convidados! Monte o seu grupo e entre em contato com o Sindpd pelo WhatsApp (11) 3823-5600. (Saiba mais aqui)
Sindpd On Fire Campinas
Local: Fazenda Santa Margarida – Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
(Com informações de Tecmundo)
(Foto: Reprodução/)