O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) deve gerar entre 30 mil e 147 mil novas vagas formais no Brasil até dezembro deste ano, segundo projeção da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais). A estimativa revela não só a expansão da área, mas também um novo posicionamento da TI dentro das empresas: de um papel tradicionalmente técnico e de suporte, a área passou a integrar diretamente a estratégia comercial, otimizando processos e impulsionando resultados de negócio.
“A transformação digital mudou a percepção sobre o papel das equipes de TI, que passaram a ser vistas como parceiras estratégicas de inovação. Agora, são fundamentais para a adoção de novas tecnologias, a otimização de processos e o apoio ao crescimento dos negócios”, afirma Eduardo Meirelles, COO da Dot a Dot, empresa especializada em soluções de TI e Telecom.
Leia: Sindpd 360º: Queremos ouvir a sua voz na Campanha Salarial 2026!
Essa mudança já é perceptível no cotidiano corporativo. As equipes de TI, além de assegurarem a infraestrutura tecnológica, passaram a atuar ativamente na melhoria da experiência do cliente, na agilidade de processos e na identificação de oportunidades comerciais.
“Hoje, além do suporte técnico, essas equipes podem impulsionar resultados financeiros ao liderar projetos de inovação, implementar tecnologias que aumentam a eficiência operacional e identificar oportunidades de novos negócios”, destaca o executivo.

Para muitas empresas, delegar a gestão de TI a parceiros especializados tem sido uma forma de diminuir a complexidade operacional e direcionar foco para o crescimento. “Na prática, essa centralização em um fornecedor único pode trazer ganho de eficiência e de controle e organização operacional, pois facilita a supervisão de indicadores de desempenho, melhora a comunicação entre áreas e reduz o tempo de resposta a problemas críticos. Assim, é possível focar totalmente em estratégias de mercado, sem gastar tempo e recursos com desafios tecnológicos”, explica.
Casos de clientes da Dot a Dot ilustram como o suporte estratégico da TI tem impacto direto nos resultados comerciais. Uma grande operadora de telecomunicações, por exemplo, conseguiu reduzir de 20 dias para 72 horas o tempo médio de resposta a viabilidades técnicas para clientes, além de acelerar de 60 para 30 dias a implantação de novos serviços, o que aumentou sua capacidade de fechar negócios com mais agilidade.
Outra experiência bem-sucedida vem de uma instituição financeira que, ao centralizar com a Dot a Dot a operação antes distribuída entre mais de 600 fornecedores de TI e Telecom, ganhou eficiência. “Com uma fatura única, o suporte do cliente fala apenas com o nosso time, recebe relatórios mensais de acompanhamento de SLAs e, se algum fornecedor não cumprir o prazo, a Dot a Dot já atua automaticamente para garantir o cumprimento dos níveis de serviço definidos”, detalha Meirelles.
Segundo ele, isso permitiu à equipe interna dedicar-se mais às estratégias de negócio e à área comercial, em vez de lidar com demandas operacionais.
Essa nova abordagem, que transforma a TI em uma aliada direta do crescimento comercial, também exige que as empresas repensem sua infraestrutura tecnológica. “As principais preocupações das empresas ao buscar crescimento e escalabilidade em vendas são garantir uma base confiável e segura, evitar gargalos que atrasam a operação, manter suporte técnico eficiente, controlar custos e garantir flexibilidade para se adaptar às demandas do mercado”, conclui.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd-SP começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, no dia 16 de agosto! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
Promoções para o Sindpd On Fire
Para tornar esse dia ainda mais especial, preparamos duas promoções imperdíveis para sócios e contribuintes do Sindpd.
No dia 10 de agosto, comemora-se o Dia dos Pais e pensando nisso, o sindicato lançou a promoção para que seu pai curta um churrasco de graça na conta do Sindpd. Se você é sócio ou contribuinte do sindicato, pode levar seu pai de graça para curtir o evento com você. (Saiba mais aqui)
Além disso, pensando na comodidade dos participantes e em estimular a presença de sócios e contribuintes no Sindpd On Fire Campinas o Sindpd está avaliando a viabilidade de oferecer transporte gratuito para os inscritos no evento. A proposta é organizar ônibus que partam de diferentes pontos estratégicos, de acordo com a demanda. (Saiba mais aqui)
Outra iniciativa é a Caravana Sindpd On Fire, que visa fortalecer o espírito coletivo e facilitar a participação dos profissionais de TI da região no evento: grupos de 20 ou mais pessoas garantem o valor de R$ 50 por entrada, incluindo convidados! Monte o seu grupo e entre em contato com o Sindpd pelo WhatsApp (11) 3823-5600. (Saiba mais aqui)
Sindpd On Fire Campinas
Local: Fazenda Santa Margarida – Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
(Com informações de Radar Digital Brasília)
(Foto: Reprodução/Freepik)