A discussão sobre a regulamentação das redes sociais ganhou força depois que o youtuber Felipe Bressanin, conhecido como Felca, publicou um vídeo denunciando a exploração de menores na produção de conteúdo para a internet. Entre os casos mencionados, estava o do influenciador paraibano Hytalo Santos.
Para especialistas, é urgente estabelecer regras claras para impedir a exploração de crianças e adolescentes online, bem como responsabilizar as plataformas que lucram com esse tipo de material.
Leia: Concorra a ingressos grátis para o Sindpd On Fire Campinas!
Pesquisadores ouvidos pela Agência Brasil apontam que as redes incentivam a exposição da vida pessoal sem considerar riscos ou crimes que podem ocorrer no ambiente virtual. Para eles, é fundamental criar limites para o que pode ser explorado comercialmente.
“Explorar a infância adultizada, sexualizada, exposta sem nenhum tipo de cuidado, não é, em lugar nenhum, aceitável como modelo de negócio. A gente não pode permitir usar a criança como um produto comercial”, afirma Rodrigo Nejm, psicólogo e especialista em educação digital no Instituto Alana.
Segundo ele, ao impulsionar esses conteúdos, as plataformas aumentam o alcance e a possibilidade de ganho financeiro de quem os divulga. Essa lógica de engajamento leva famílias e as próprias crianças a se exporem mais em busca de curtidas, comentários e compartilhamentos.
Regulamentação entra na pauta
Débora Salles, coordenadora-geral de pesquisa do Netlab, laboratório da Escola de Comunicação da UFRJ, reforça que a regulamentação pode garantir a responsabilização e ação das plataformas.
“Elas têm capacidade técnica de moderar esse tipo de conteúdo, seja automaticamente, seja semi-automaticamente. Hoje, como não são obrigadas, fazem pouco”, diz.
Sem moderação, crianças e adolescentes têm acesso irrestrito a conteúdos nocivos e ficam vulneráveis a abusos e exploração, o que pode prejudicar seu desenvolvimento e qualidade de vida. Débora lembra que a adultização não se limita à erotização:
“Podemos listar influenciadores mirins que dão dicas de investimento em criptomoeda, por exemplo, ou fazem algum tipo de trabalho que afasta esses menores do que a infância deveria ser.”
Projeto de lei
O governo enviará nesta quarta-feira (13) um projeto de lei ao Congresso para regulamentar redes sociais, com foco na proteção de crianças e adolescentes e na responsabilização de grandes empresas de tecnologia.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também incluiu o tema como prioridade, impulsionado pela repercussão do vídeo de Felca. Só na terça-feira (12), parlamentares apresentaram 32 projetos relacionados ao assunto.
Apesar da quantidade de propostas, a tramitação não deve ser acelerada. Motta determinou a criação de uma comissão geral e de um grupo de trabalho para elaborar uma proposta unificada contra a adultização de menores na internet.
A expectativa é que os trabalhos ocorram em “prazo exíguo, para trazer uma proposta para proteger as nossas crianças”, concluiu o presidente da Câmara.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd-SP começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, no dia 16 de agosto! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.

Promoções para o Sindpd On Fire
Para tornar esse dia ainda mais especial, preparamos duas promoções imperdíveis para sócios e contribuintes do Sindpd.
No dia 10 de agosto, comemora-se o Dia dos Pais e pensando nisso, o sindicato lançou a promoção para que seu pai curta um churrasco de graça na conta do Sindpd. Se você é sócio ou contribuinte do sindicato, pode levar seu pai de graça para curtir o evento com você. (Saiba mais aqui)
Além disso, pensando na comodidade dos participantes e em estimular a presença de sócios e contribuintes no Sindpd On Fire Campinas o Sindpd está avaliando a viabilidade de oferecer transporte gratuito para os inscritos no evento. A proposta é organizar ônibus que partam de diferentes pontos estratégicos, de acordo com a demanda. (Saiba mais aqui)
Outra iniciativa é a Caravana Sindpd On Fire, que visa fortalecer o espírito coletivo e facilitar a participação dos profissionais de TI da região no evento: grupos de 20 ou mais pessoas garantem o valor de R$ 50 por entrada, incluindo convidados! Monte o seu grupo e entre em contato com o Sindpd pelo WhatsApp (11) 3823-5600. (Saiba mais aqui)
Sindpd On Fire Campinas
Local: Fazenda Santa Margarida – Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
Filie-se: https://sindpd.org.br/seja-socio/
Cadastro de Contribuinte: https://contribuinte.sindpd.org.br/
Inscreva-se e emita o seu ingresso agora: https://bee.fenati.org.br/
(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik)