A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou na manhã desta terça-feira (12) uma operação para desarticular um grupo investigado por recrutar “sósias” e utilizar inteligência artificial (IA) na criação de rostos falsos de médicos do estado. Os suspeitos foram localizados em São Paulo (SP), Ananindeua (PA) e Vila Velha (ES).
De acordo com as autoridades, o esquema consistia em abrir contas bancárias em nome dos médicos e realizar movimentações de grandes valores. Em um dos casos, os criminosos tentaram efetuar transferências que, juntas, superavam R$ 700 mil, por meio de uma corretora de investimentos.
Leia: Últimos ingressos para o Sindpd On Fire Campinas! Garanta seu lugar!
Três suspeitos tiveram prisão preventiva decretada. Também estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão. As investigações apontam para cinco vítimas, todas elas profissionais da medicina no RS.
Segundo a polícia, o suspeito detido em São Paulo, de 44 anos, era o responsável por recrutar pessoas com aparência física semelhante a dos médicos para tirar as fotografias necessárias para a criação dos documentos falsos e para passar pelas verificações de biometria facial.
“[Ele] Também fornecia e operava contas bancárias, principalmente de pessoas jurídicas (PJ) com altos limites, para receber transferências dos valores subtraídos e dificultar o rastreamento, recebendo comissões que variavam entre 25% e 40% do total”, informou a Polícia Civil gaúcha.
O investigado preso no Pará, de 20 anos, atuava como fornecedor de informações sigilosas para a organização, segundo os policiais. Ele usava um bot (robô) para fazer consultas automáticas em grupos de WhatsApp e vendia dossiês com dados pessoais das vítimas.

Já o homem detido no Espírito Santo, de 29 anos, seria o responsável pela produção e fornecimento dos documentos falsos utilizados em nome dos médicos gaúchos.
Os suspeitos podem responder pelos crimes de estelionato, falsificação de documentos, invasão de dispositivos informáticos e lavagem de dinheiro.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd-SP começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, no dia 16 de agosto! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
Promoções para o Sindpd On Fire
Para tornar esse dia ainda mais especial, preparamos duas promoções imperdíveis para sócios e contribuintes do Sindpd.
No dia 10 de agosto, comemora-se o Dia dos Pais e pensando nisso, o sindicato lançou a promoção para que seu pai curta um churrasco de graça na conta do Sindpd. Se você é sócio ou contribuinte do sindicato, pode levar seu pai de graça para curtir o evento com você. (Saiba mais aqui)
Além disso, pensando na comodidade dos participantes e em estimular a presença de sócios e contribuintes no Sindpd On Fire Campinas o Sindpd está avaliando a viabilidade de oferecer transporte gratuito para os inscritos no evento. A proposta é organizar ônibus que partam de diferentes pontos estratégicos, de acordo com a demanda. (Saiba mais aqui)
Outra iniciativa é a Caravana Sindpd On Fire, que visa fortalecer o espírito coletivo e facilitar a participação dos profissionais de TI da região no evento: grupos de 20 ou mais pessoas garantem o valor de R$ 50 por entrada, incluindo convidados! Monte o seu grupo e entre em contato com o Sindpd pelo WhatsApp (11) 3823-5600. (Saiba mais aqui)
Sindpd On Fire Campinas
Local: Fazenda Santa Margarida – Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
Filie-se: https://sindpd.org.br/seja-socio/
Cadastro de Contribuinte: https://contribuinte.sindpd.org.br/
Inscreva-se e emita o seu ingresso agora: https://bee.fenati.org.br/
(Com informações de g1)
(Foto: Reprodução/Freepik)