A manipulação de vídeos, mais conhecida como deepfake, é uma das preocupações crescentes do avanço da inteligência artificial. Com a popularização dessas tecnologias, ficou mais difícil distinguir o que é real do que é fabricado digitalmente. No entanto, uma nova tecnologia pode ajudar a reverter esse cenário.
Pesquisadores da Universidade Cornell desenvolveram uma tecnologia que usa a luz para identificar vídeos adulterados. Chamado de iluminação codificada por ruído (NCI, na sigla em inglês), o sistema consiste na inserção de uma marca d’água invisível no conteúdo, feita por meio de luzes sutis, que permitem verificar se o material audiovisual foi manipulado.
Leia: Últimos ingressos para o Sindpd On Fire Campinas! Garanta seu lugar!
Atualmente, já existem técnicas que inserem marcas d’água em vídeos, mas elas requerem câmeras especiais para a detecção. A grande inovação do sistema da Cornell é que essas luzes codificadas podem ser facilmente identificadas por câmeras comuns, sem que os espectadores notem qualquer alteração.
A tecnologia funciona por meio da modulação de luzes que cintilam de forma imperceptível ao olho humano. Elas são programadas para emitir um código invisível, mas que, ao ser processado por um computador, revela informações essenciais, como a data e a hora de criação do vídeo. Além disso, se o conteúdo for alterado de qualquer forma, o código de luz também será modificado, facilitando a detecção da falsificação.

“Conhecer os códigos usados por cada fonte de luz nos permite recuperar e examinar essas imagens de código, identificando e visualizando a manipulação. Quando alguém modifica um vídeo, as partes alteradas começam a contradizer o que vemos nos vídeos codificados, o que nos permite ver onde as alterações foram realizadas”, explica Abe Davis, professor assistente de ciência da computação na Faculdade de Computação e Ciência da Informação da Universidade Cornell.
Embora a tecnologia dependa de fontes de luz codificadas, o que limita seu uso em algumas situações, ela pode ser aplicada em eventos fechados, entrevistas coletivas e outras situações em que o controle sobre a iluminação seja possível. A facilidade de implementação e o custo acessível também são grandes atrativos dessa solução.
Abe Davis ressalta que, à medida que a manipulação de vídeos se torna mais sofisticada, essa tecnologia surge como uma ferramenta importante para garantir a autenticidade do conteúdo digital, permitindo que, no futuro, possamos ter mais confiança nas informações que consumimos.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd-SP começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, no dia 16 de agosto! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
Promoções para o Sindpd On Fire
Para tornar esse dia ainda mais especial, preparamos duas promoções imperdíveis para sócios e contribuintes do Sindpd.
No dia 10 de agosto, comemora-se o Dia dos Pais e pensando nisso, o sindicato lançou a promoção para que seu pai curta um churrasco de graça na conta do Sindpd. Se você é sócio ou contribuinte do sindicato, pode levar seu pai de graça para curtir o evento com você. (Saiba mais aqui)
Além disso, pensando na comodidade dos participantes e em estimular a presença de sócios e contribuintes no Sindpd On Fire Campinas o Sindpd está avaliando a viabilidade de oferecer transporte gratuito para os inscritos no evento. A proposta é organizar ônibus que partam de diferentes pontos estratégicos, de acordo com a demanda. (Saiba mais aqui)
Outra iniciativa é a Caravana Sindpd On Fire, que visa fortalecer o espírito coletivo e facilitar a participação dos profissionais de TI da região no evento: grupos de 20 ou mais pessoas garantem o valor de R$ 50 por entrada, incluindo convidados! Monte o seu grupo e entre em contato com o Sindpd pelo WhatsApp (11) 3823-5600. (Saiba mais aqui)
Sindpd On Fire Campinas
Local: Fazenda Santa Margarida – Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
Filie-se: https://sindpd.org.br/seja-socio/
Cadastro de Contribuinte: https://contribuinte.sindpd.org.br/
Inscreva-se e emita o seu ingresso agora: https://bee.fenati.org.br/
(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik)