Pesquisadores chineses criaram um lançador compacto projetado para capturar detritos espaciais, mas cuja tecnologia também pode ser aplicada em operações militares. A inovação, descrita no mês passado na revista Acta Aeronautica et Astronautica Sinica, levanta preocupações sobre a intensificação da disputa geopolítica e tecnológica no espaço.
O sistema utiliza propulsão silenciosa por gás fechado para disparar uma cápsula equipada com rede, capaz de envolver e prender objetos em órbita. Ao contrário de armamentos tradicionais, não gera fumaça, clarão ou vibração significativa, garantindo precisão e preservando a estabilidade da espaçonave onde está instalado.
Leia: Últimos ingressos para o Sindpd On Fire Campinas! Garanta seu lugar!
Detalhes técnicos e design
O projeto foi desenvolvido por engenheiros aeroespaciais de Nanjing, Xangai e Shenyang, sob liderança de Yue Shuai, professor associado da Universidade de Ciência e Tecnologia de Nanjing.
A propulsão ocorre por meio de uma pequena carga de pólvora, que gera gás de alta pressão para movimentar um pistão. Quando a pressão atinge um valor pré-determinado, um ponto de ruptura libera o projétil.

Um anel inclinado a 35 graus absorve parte do recuo, dobrando-se para dentro e reduzindo em mais de 9% a força de impulso em comparação a modelos de 20 graus. O deslocamento do cano é mantido em apenas 3,45 milímetros, e uma tampa selada impede a liberação de gás no ambiente espacial.
Segundo os autores do estudo, o ângulo do anel é crucial para maximizar a absorção de energia e evitar vibrações ou fragmentos que possam danificar equipamentos sensíveis. A missão principal é combater o acúmulo de lixo espacial que ameaçam operações orbitais.
Após o disparo, a cápsula libera uma rede que envolve e ancora o alvo, conduzindo-o para a reentrada atmosférica, onde é destruído. O sistema é compacto, não depende de energia externa e pode ser fabricado em instalações convencionais.
Possível uso militar
Comparado a canhões eletromagnéticos, que exigem fontes de energia potentes e sistemas complexos, o modelo movido a pólvora é mais barato, durável e simples de manter em operação prolongada no espaço.
Embora o estudo não mencione finalidades militares, analistas ouvidos pelo South China Morning Post alertam que a tecnologia poderia ser adaptada para inutilizar satélites de comunicação ou de reconhecimento de outros países.
“Não haveria explosão, nem ataque visível, apenas um satélite que deixaria de responder”, afirmou um cientista espacial em Pequim, sob anonimato.
Esse potencial uso como arma antissatélite discreta desperta questionamentos sobre a interpretação do Tratado do Espaço Exterior de 1967, que proíbe armas nucleares em órbita e prevê o uso pacífico do espaço, mas não veta armamentos convencionais.
Ainda não se sabe se o lançador já está operacional ou segue em fase de desenvolvimento. No perfil acadêmico de Yue, consta a especialização em sistemas de armas espaciais, com menção a “dois payloads já operando em órbita” e planos para novos lançamentos.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd-SP começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, no dia 16 de agosto! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
Promoções para o Sindpd On Fire
Para tornar esse dia ainda mais especial, preparamos duas promoções imperdíveis para sócios e contribuintes do Sindpd.
No dia 10 de agosto, comemora-se o Dia dos Pais e pensando nisso, o sindicato lançou a promoção para que seu pai curta um churrasco de graça na conta do Sindpd. Se você é sócio ou contribuinte do sindicato, pode levar seu pai de graça para curtir o evento com você. (Saiba mais aqui)
Além disso, pensando na comodidade dos participantes e em estimular a presença de sócios e contribuintes no Sindpd On Fire Campinas o Sindpd está avaliando a viabilidade de oferecer transporte gratuito para os inscritos no evento. A proposta é organizar ônibus que partam de diferentes pontos estratégicos, de acordo com a demanda. (Saiba mais aqui)
Outra iniciativa é a Caravana Sindpd On Fire, que visa fortalecer o espírito coletivo e facilitar a participação dos profissionais de TI da região no evento: grupos de 20 ou mais pessoas garantem o valor de R$ 50 por entrada, incluindo convidados! Monte o seu grupo e entre em contato com o Sindpd pelo WhatsApp (11) 3823-5600. (Saiba mais aqui)
Sindpd On Fire Campinas
Local: Fazenda Santa Margarida – Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
Filie-se: https://sindpd.org.br/seja-socio/
Cadastro de Contribuinte: https://contribuinte.sindpd.org.br/
Inscreva-se e emita o seu ingresso agora: https://bee.fenati.org.br/
(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik)