Uma nova onda de golpes virtuais está utilizando páginas falsas que imitam órgãos do governo brasileiro para enganar internautas, roubar informações pessoais e extorquir dinheiro. A fraude, identificada por pesquisadores da Zscaler ThreatLabz, se aproveita de ferramentas de inteligência artificial generativa para criar sites quase idênticos aos originais, aumentando o potencial de engano das vítimas.
De acordo com a investigação, os criminosos utilizam plataformas como DeepSite AI e BlackBox AI para desenvolver réplicas de portais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Ministério da Educação (MEC). Além disso, aplicam ajustes técnicos para que essas páginas fraudulentas apareçam com destaque nos resultados de busca do Google.
Leia: Sindpd 41 anos: Construindo o futuro com luta, inovação e resistência
Embora o visual e a abordagem variem, o objetivo é o mesmo: capturar dados sensíveis e levar o usuário a fazer um pagamento via Pix para uma conta laranja. No caso que simula o Detran, o site promete a emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Ao acessar a página, a vítima é induzida a inserir o CPF em um falso login do gov.br. A informação é validada por uma API controlada pelos golpistas, que então solicitam mais dados, como endereço.
Para dar legitimidade, o sistema simula a marcação de um exame médico inexistente e, ao final, exige um pagamento via Pix para “finalizar” o processo.
Endereços fraudulentos já identificados incluem:
- govbrs.com
- gov-brs.com
Golpe do MEC falso
Já no esquema que imita o MEC, o site apresenta vagas de emprego supostamente disponíveis na região do usuário. Para “concorrer” a essas oportunidades, a vítima precisa informar seu endereço e CPF. Em seguida, é instruída a efetuar um pagamento via Pix como condição para garantir a vaga — valor que também vai para uma conta laranja.
Entre os endereços usados no golpe estão:
- govbr.agentesdaeducacao.org
- govbr.inscricaoagente.com
- gov.ministerioeduca.com
Sinais de alerta
Segundo os pesquisadores, páginas falsas criadas com IA generativa podem apresentar características específicas, como botões que não funcionam, comentários de código muito organizados, uso de bibliotecas visuais como TailwindCSS e formulários em várias etapas solicitando CPF, além de APIs para validar as informações.
O principal alvo dessa fraude são usuários acostumados a acessar serviços digitais do governo. A semelhança visual com o portal oficial e o bom posicionamento no Google aumentam a credibilidade da página falsa. Para reduzir o risco de cair no golpe, os especialistas recomendam:
- Conferir sempre o endereço (URL) do site antes de inserir qualquer informação;
- Desconfiar de páginas encontradas em buscas, mesmo que estejam no topo dos resultados;
- Questionar ofertas muito vantajosas antes de aceitar;
- Priorizar o acesso ao gov.br oficial para buscar serviços públicos.
Com atenção aos detalhes e verificação das fontes, é possível evitar que golpes como este resultem em perdas financeiras e exposição de dados pessoais.
Lançamento da Campanha Salarial 2026
A Campanha Salarial 2026 do Sindpd-SP começa no segundo semestre e o seu lançamento será em Campinas, no dia 16 de agosto! Vem aí o Sindpd On Fire, uma experiência inédita e ousada, exclusiva para sócios e contribuintes do Sindpd e seus convidados! O Sindpd vai promover o maior open churrasco do Brasil, com shows ao vivo com Fernando e Sorocaba em grandes encontros que prometem fazer história.
Os dois eixos centrais da pauta deste ano já estão definidos: o fim da escala 6×1 no setor de TI paulista e a conquista de aumento real nos salários, demandas que refletem a busca do Sindpd por melhores condições de trabalho e pela valorização dos profissionais de TI.
Sócios e contribuintes pagam apenas um valor simbólico por 4 horas de churrasco, shows ao vivo e ainda ganham um copo exclusivo do Sindpd On Fire. E ainda podem levar até dois convidados cada (saiba mais no site do Sindpd On Fire).
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.

Promoções para o Sindpd On Fire
Para tornar esse dia ainda mais especial, preparamos duas promoções imperdíveis para sócios e contribuintes do Sindpd.
No dia 10 de agosto, comemora-se o Dia dos Pais e pensando nisso, o sindicato lançou a promoção para que seu pai curta um churrasco de graça na conta do Sindpd. Se você é sócio ou contribuinte do sindicato, pode levar seu pai de graça para curtir o evento com você. (Saiba mais aqui)
Além disso, pensando na comodidade dos participantes e em estimular a presença de sócios e contribuintes no Sindpd On Fire Campinas o Sindpd está avaliando a viabilidade de oferecer transporte gratuito para os inscritos no evento. A proposta é organizar ônibus que partam de diferentes pontos estratégicos, de acordo com a demanda. (Saiba mais aqui)
Outra iniciativa é a Caravana Sindpd On Fire, que visa fortalecer o espírito coletivo e facilitar a participação dos profissionais de TI da região no evento: grupos de 20 ou mais pessoas garantem o valor de R$ 50 por entrada, incluindo convidados! Monte o seu grupo e entre em contato com o Sindpd pelo WhatsApp (11) 3823-5600. (Saiba mais aqui)
Sindpd On Fire Campinas
Local: Fazenda Santa Margarida – Campinas
Data: 16 de agosto
Horário: A partir das 14h
Endereço: R. Rubens Gomes Balsas, 311 – Joaquim Egídio – CEP 13274-465
Filie-se: https://sindpd.org.br/seja-socio/
Cadastro de Contribuinte: https://contribuinte.sindpd.org.br/
Inscreva-se e emita o seu ingresso agora: https://bee.fenati.org.br/
(Com informações de Tecmundo)
(Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)