Saúde mental para funcionários da Techmail – A necessidade de equilibrar a saúde mental dos trabalhadores com suas vidas profissionais é um tema cada vez mais recorrente na sociedade. Comprometido em contribuir com o tema no setor de TI, o Sindpd-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo) promoveu a palestra Transtornos Psicológicos e Saúde Mental dos Trabalhadores em Home Office aos funcionários da Techmail, localizada na Zona Sul da capital paulista.
LEIA: Com milhares de profissionais de TI, Sindpd On Fire lança campanha salarial
O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (20) e contou com a presença de cerca de 30 funcionários da empresa. A palestra foi conduzida pela psicanalista e pedagoga Maria Auxiliadora Camargo, que lembrou a importância da discussão, dado os altos números de afastamentos de trabalhadores no Brasil por questões relacionadas à saúde mental.
“Ansiedade, depressão e burnout são transtornos que estão evoluindo no ambiente de trabalho. Então há uma preocupação dessas empresas em olhar para esses fatores como um risco à produtividade”, afirmou a profissional.
A palestra também abordou estratégias que podem ser adotadas pelos profissionais para tornar o trabalho em home office mais saudável. Entre elas, destacam-se:
- Definir horários: estabelecer com clareza o momento de iniciar a jornada de trabalho e o momento de encerrar
- Estabelecer prioridades: identificar o nível de importância das tarefas maximiza a eficiência
- Momentos de descanso: intercalar os períodos de trabalho com pequenas pausas podem ajudar na entrega de demandas. Trabalhar por 50 minutos e descansar 10 é uma estratégia
- Práticas de autocuidado: dormir bem e atividades físicas são hábitos que promovem o equilíbrio emocional do trabalhador
A pedagoga também comentou sobre como as crescentes estatísticas a respeito do tema e a evolução das discussões também fizeram a pauta chegar ao poder público. Assim como as Normas Regulamentadoras já tinham a tarefa de tornar o ambiente de trabalho mais seguro diante de acidentes, as questões mentais chegam no mesmo nível de importância.
“Obviamente que o governo tem o seu interesse, pelo INSS estar suportando esses afastamentos que cresceram 68%”, apontou.
Ao fim da palestra, a psicanalista abriu uma roda de conversa, passando a palavra para que trabalhadores e trabalhadoras pudessem opinar sobre o tema e falar sobre os desafios que enfrentam no dia a dia.

Sindpd oferece palestras gratuitas
Desde 2024, o Sindpd visa colaborar com empresas interessadas em investir na saúde mental e bem-estar de seus funcionários oferecendo palestras gratuitas sobre diversos temas na área, incluindo gerenciamento de estresse e resiliência, citados pela pesquisa do Business Group on Health.
“As pesquisas demonstram o que o sindicato e nós profissionais da área já observamos na prática há muito tempo: não só o trabalho afeta a saúde mental dos trabalhadores, como o a saúde mental dos trabalhadores também afeta o trabalho. O funcionário que tem suporte profissional e emocional é muito mais produtivo e satisfeito, gerando resultados melhores para a empresa”, afirma Maria Auxiliadora.
Os temas das palestras são selecionados conforme a demanda das empresas, que podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] para obter mais informações e fazer um agendamento.
(Foto Capa: Divulgação/Sindpd)