Empresas de comunicação se mobilizam para lidar com o chamado “Google Zero”, termo usado para descrever o declínio acentuado no tráfego gerado pelas buscas após a introdução de recursos de inteligência artificial no buscador.
No fim de julho, a versão mais recente do Modo IA do buscador foi lançada no Reino Unido, após estrear nos Estados Unidos, aumentando a preocupação de editores sobre a aceleração da perda de acessos.
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O recurso exibe respostas completas no topo da página, dispensando o clique nos links originais. A expectativa é que a novidade chegue ao Brasil em breve.
“Como todos, nós definitivamente sentimos o impacto dos AI Overviews. Existe apenas uma direção em curso; não apenas as IAs estão melhorando, mas estão melhorando de forma exponencial”, disse Sean Cornwell, presidente-executivo da Immediate Media.
Queda nas visitas
Segundo estudo publicado em maio pela Enders e pela Professional Publishers Association (PPA), empresas de mídia estavam “perdendo visibilidade e valor, já que seu conteúdo é usado, mas não recompensado”. Quase metade relatou queda de tráfego em 2023.
A pesquisa mostrou que quatro em cada cinco usuários recorriam a “resultados sem clique” em 40% de suas buscas. Levantamentos do Pew Research Center e da Authoritas também confirmaram a tendência de redução de acessos quando havia resumos automáticos na página.
O Google, no entanto, contesta. A empresa afirma que havia “falhas fundamentais” na metodologia e defende que os cliques gerados pelos Overviews são “de maior qualidade”.
Publishers reagem
Nos EUA, a associação Digital Content Next apontou que os publishers premium tiveram uma redução média de 10% no tráfego vindo do Google em maio e junho, comparado ao ano anterior.
Neil Vogel, presidente-executivo da People, afirmou que o “Google Zero” é a “estrela-guia” da estratégia do grupo. “Nosso jornalismo é feito por pessoas, para pessoas, não somos sintetizados, e não somos artificiais”, declarou.
Segundo Vogel, o peso do buscador já havia caído nos últimos anos – de 65% para cerca de 30% das visitas. A People Inc (novo nome da editora) aposta em assinaturas, newsletters e redes sociais para manter a audiência.
Queda atinge diferentes setores
No Reino Unido, a PPA identificou perda de acessos em áreas como estilo de vida e automotivo. Um site especializado em comparações de veículos relatou queda de 25% nos artigos que antes lideravam o ranking das buscas, mesmo com aumento na visibilidade.
“Dado que a ferramenta oferece menos links, acho que isso só pode ser ruim [para os editores]. O Modo IA é apenas uma extensão do problema”, disse um executivo ouvido pela associação.
Jason Kint, da Digital Content Next, resumiu: para os veículos, o cenário significa “menos leitores, menos impressões de anúncios e menos conversões de assinaturas”.
Google nega problema
O Google afirma que, no agregado, não há redução relevante. Em comunicado, a chefe do Google Search, Liz Reid, disse que “embora o tráfego geral para sites esteja relativamente estável, a web é vasta, e as tendências de usuários estão deslocando tráfego de alguns sites para outros”.
A empresa declarou ao Financial Times que segue direcionando “bilhões de cliques todos os dias” e que não há indícios de queda generalizada.
Caminhos para o futuro
Apesar do embate, empresas já projetam uma nova dinâmica. “Está claro que há uma mudança em curso”, disse Piers North, presidente da Reach, dona do Mirror e do Express. O grupo aposta em acessos diretos e diversidade de públicos para reduzir a dependência de qualquer plataforma.
Cornwell, da Immediate Media, também investe em diversificação de receitas, de assinaturas digitais a eventos ao vivo. Ele aposta na valorização de autores como marcas individuais: “Quem tem 35 anos ou menos não segue marcas, mas talentos”.
Relevância
Alguns editores acreditam que nem todos os gêneros de jornalismo serão igualmente afetados. Enquanto conteúdos “perenes”, como guias e dicas, são facilmente resumidos pela IA, reportagens locais e exclusivas tendem a ter menos substituição. “O essencial é gerar tráfego direto”, disse Henry Faure Walker, da Newsquest.
Para Vogel, da People, o segredo está em oferecer relevância: “O mundo não precisa de mais conteúdo medíocre. Temos que produzir material realmente atraente, de modo que os leitores queiram voltar”.
Sindpd On Fire: agora é Sorocaba, Ribeirão Preto e capital!
A 1ª edição do Sindpd On Fire, realizada em Campinas no dia 16 de agosto, foi histórica (veja fotos do evento clicando aqui). Quase 3 mil sócios e contribuintes do sindicato e seus convidados participaram com suas famílias de um dia especial de música, cultura, lazer e mobilização em defesa dos direitos da nossa categoria. (Acesse o site do Sindpd On Fire e saiba tudo clicando aqui)
O evento marcou o lançamento da Campanha Salarial 2026 do Sindpd, mostrando a força da dos trabalhadores de TI do estado de São Paulo, que puderam contribuir a respeito das prioridades para a pauta de reivindicações para a próxima Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O Sindpd On Fire promove o maior open churrasco do país, com show de Fernando & Sorocaba e João Lucas e Leandro, além de fornecer uma estrutura completa, com segurança, lazer e confraternização para milhares de trabalhadores e suas famílias. Entre as várias atrações do dia, 10 sócios são sorteados para conhecer pessoalmente a dupla Fernando & Sorocaba no camarim, além de tirar fotos com uma das maiores duplas sertanejas do Brasil.
E tudo isso é só o começo! Ainda serão realizadas mais três edições do Sindpd On Fire, em Sorocaba (19/10), Ribeirão Preto (26/10) e na capital paulista (15/11)! E agora com uma novidade: decidimos privilegiar quem adquirir sua entrada no 1º lote de ingressos, que começam a ser emitidos na próxima semana!
1º lote tem ingresso a R$ 30!
Sócios e contribuintes pagam apenas R$ 30 no ingresso para os eventos de Sorocaba e Ribeirão Preto! Além disso, os acompanhantes pagam só R$ 50 neste lote inicial. Todos os participantes ganham um copo térmico exclusivo do evento! (Faça sua reserva agora clicando aqui)
Já para o evento na capital paulista, os ingressos do 1º lote custam R$ 50 para todos, sócios, contribuintes e acompanhantes! Cada ingresso comprado é mais do que uma entrada para a festa: é uma forma de valorizar o esforço coletivo da categoria.
É bom lembrar que nos próximos lotes, os preços vão subir, então é melhor correr e já garantir a sua reserva!
Política de Ingressos – 1º Lote
Sorocaba e Ribeirão Preto
- Sócio ou Contribuinte: R$ 30,00
- Acompanhante: R$ 50,00
- Cada sócio pode levar até 2 acompanhantes
São Paulo
- Sócio ou Contribuinte: R$ 50,00
- Acompanhante: R$ 50,00
- Cada sócio pode levar até 2 acompanhantes
IMPORTANTE: Todos os participantes ganham um copo térmico exclusivo do evento!A iniciativa reafirma o compromisso do Sindpd com os seus trabalhadores: mobilização, unidade, cultura e valorização da categoria. Garanta sua vaga, fortaleça a nossa luta e venha fazer parte do maior evento sindical do país!
Ao se inscrever na lista de reserva do Sindpd On Fire, o sócio ou contribuinte já participa automaticamente dos sorteios do Show de Prêmios do Sindpd, que sorteia um iPhone 16, um Apple Watch e um Airpod todos os meses e que sorteará um carro 0 km no fim do ano! (Saiba mais clicando aqui)
Além disso, também participa do sorteio do aniversariante do mês, que todos os meses premia um sortudo ou sortuda com uma estadia para duas pessoas e uma criança de até 5 anos na Colônia de Férias em um Hotel na Praia do Paúba, ao lado de Maresias. (Conheça nossa Colônia de Férias clicando aqui)
(Com informações de Folha de S.Paulo)
(Foto: Reprodução/Freepik)