Uma pesquisa realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box revelou que 93% dos consumidores já desistiram de uma compra por insegurança. O índice é o mais alto já registrado na série histórica da pesquisa E-commerce Trends 26, superando os 92% de 2023 e representando um aumento de 6% em relação a 2022.
O relatório mostra que, apesar dos avanços tecnológicos e medidas de proteção, a sensação de risco ainda mina a confiança do consumidor. Para 61% dos entrevistados, o número de golpes e fraudes online aumentou nos últimos anos. Entre os fatores que mais despertam desconfiança estão a ausência de avaliações de clientes (65%), a dificuldade de encontrar a loja no Google (53%) e a falta de informações claras sobre os produtos (51%).
Novidade: Garanta seu Lounge VIP com open bar no Sindpd On Fire!
Além disso, 55% afirmaram já terem sido vítimas de algum golpe online. Entre eles, 61% nunca receberam o produto comprado, 44% adquiriram em lojas inexistentes e 27% tiveram dados pessoais roubados.
Mahara Scholz, Head de Receita da Octadesk, explica como a tecnologia favorece tanto a proteção quanto a aplicação de golpes. “Hoje é muito mais rápido e fácil para um fraudador criar um site falso, uma loja online ou até imitar canais oficiais, o que aumenta a desconfiança do consumidor”, observa.
Para ela, o impacto vai além da perda financeira: “Uma experiência de fraude quebra a percepção de que o mundo digital é confiável. O que poucas empresas percebem é que isso cria um efeito em cadeia”.
Fraudes cada vez mais sofisticadas
Andrea Rozenberg, general manager da Veriff no Brasil, destaca que o alto número de consumidores digitais no país torna o ambiente mais suscetível a golpes. O problema mais recorrente, segundo ela, é a fraude em transações sem a presença do cartão, quando cartões roubados são usados online sem necessidade do físico.
Essa prática leva a chargebacks, em que o lojista não só perde o produto como também precisa devolver o valor ao verdadeiro titular. Rozenberg reforça a análise de Mahara ao citar o PIX como exemplo da sofisticação das fraudes:
“Só em 2024, os bancos reportavam centenas de milhares de notificações de fraude por mês. O que mudou nos últimos anos foi o nível de sofisticação: esses golpes hoje são profissionalizados, rápidos e muitas vezes operam como verdadeiras empresas”.
Segurança como diferencial competitivo
A pesquisa também aponta que transmitir segurança pode ser decisivo para garantir a fidelidade dos clientes. “Não basta ser seguro, tem que parecer”, afirma Mahara. Ela recomenda que empresas deixem os sinais de proteção visíveis, como selos de confiança, checkout com HTTPS e canais oficiais de atendimento.
Rozenberg acrescenta que práticas simples, como disponibilizar contatos claros e exibir avaliações reais de clientes, reduzem a barreira da insegurança. Mahara complementa destacando a importância de canais verificados, como o WhatsApp com selo da Meta, especialmente para marcas em fase de construção de reputação.
A executiva conclui ressaltando o efeito positivo da confiança: “Quando a empresa garante uma boa experiência, entrega um produto de qualidade e reforça constantemente sua segurança, o cliente cria uma relação tão forte que prefere não arriscar em outros negócios. Fidelidade digital não é conquistada apenas com promoções ou conveniência, mas com uma narrativa consistente de segurança, cuidado e entrega impecável”.
Sindpd On Fire: agora é Sorocaba, Ribeirão Preto e capital!
A 1ª edição do Sindpd On Fire, realizada em Campinas no dia 16 de agosto, reuniu quase 3 mil sócios e contribuintes do sindicato e seus convidados e foi histórica (veja fotos do evento clicando aqui). O evento marcou o lançamento da Campanha Salarial 2026 do Sindpd, mostrando a força da dos trabalhadores de TI do estado de São Paulo.
O Sindpd On Fire promove o maior open churrasco do país, com show de Fernando & Sorocaba, muita música e diversão. Entre as várias atrações do dia, 10 sócios são sorteados para tirar fotos com uma das maiores duplas sertanejas do Brasil. (Acesse o site do Sindpd On Fire e saiba tudo clicando aqui)
Ainda serão realizadas mais três edições do Sindpd On Fire, em Sorocaba (19/10), Ribeirão Preto (26/10) e na capital paulista (15/11)! (Faça sua reserva agora clicando aqui)
1º lote tem ingresso a R$ 30!
Sócios e contribuintes do Sindpd pagam R$ 30 e acompanhantes pagam R$ 50 no 1º lote de ingressos para os eventos de Sorocaba e Ribeirão Preto. Já para o evento na capital paulista, os ingressos do 1º lote custam R$ 50 para todos, sócios, contribuintes e acompanhantes. Vale lembrar que todos os participantes ganham um copo térmico exclusivo do evento! E atenção: nos próximos lotes os preços vão subir, então é melhor correr e já garantir a sua reserva!
Cada sócio/acompanhante pode levar até 2 acompanhantes para essa festa, que além proporcionar um momento de lazer e confraternização, valoriza o esforço coletivo da categoria. A iniciativa reafirma o compromisso do Sindpd com os seus trabalhadores: mobilização, unidade, cultura e valorização da categoria. Garanta sua vaga, fortaleça a nossa luta e venha fazer parte do maior evento sindical do país!
Show de Prêmios
Ao se inscrever na lista de reserva do Sindpd On Fire, o sócio ou contribuinte já participa automaticamente dos sorteios do Show de Prêmios do Sindpd, que sorteia um iPhone 16, um Apple Watch e um Airpod todos os meses e que sorteará um carro 0 km no fim do ano! (Saiba mais clicando aqui)
Além disso, também participa do sorteio do aniversariante do mês, que todos os meses premia um sortudo ou sortuda com uma estadia para duas pessoas e uma criança de até 5 anos na Colônia de Férias em um Hotel na Praia do Paúba, ao lado de Maresias. (Conheça nossa Colônia de Férias clicando aqui)
(Com informações de TI Inside)
(Foto: Reprodução/Freepik)