A Totvs, uma das principais fornecedoras de softwares de gestão empresarial do país, intensificou esforços diante do risco de que algumas companhias não consigam concluir operações de venda a partir de janeiro, quando começa a vigorar a reforma tributária.
Escolhida pelo governo para participar da fase de testes do novo portal fiscal, a empresa já adequou seus produtos às novas exigências e agora busca mobilizar clientes para atualizar e validar seus sistemas até o fim de novembro.
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Esquema de emergência
“Se todo mundo deixar para fazer no final do ano, isso pode virar um problema”, afirma Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da Totvs. Segundo ele, a companhia reforçou equipes, adiou férias e montou plantões de atendimento.
“Tivemos aumento de equipe em todas as nossas estruturas, de produtos, suporte e serviços. Reprogramamos férias, tem esquema de plantão. Contamos com uma rede de distribuidores e canais homologados. Mas o volume [de atendimento em dezembro] pode ser muito grande. Por isso, temos nos antecipado e feito esse corpo-a-corpo bem intenso.”
Avisos aos clientes
O “corpo-a-corpo” citado envolve o envio mensal de comunicados aos clientes, alertando que, a partir de 5 de janeiro de 2026, empresas que não conseguirem emitir notas fiscais nos novos padrões terão seus documentos rejeitados e ficarão impedidas de faturar.
A Totvs recomenda que todos os sistemas estejam prontos e testados até novembro, garantindo um mês de margem para ajustes. Sartorio lembra que, caso isso não ocorra, muitas empresas podem ser obrigadas a cancelar suas férias coletivas de fim de ano. Até agora, menos da metade dos clientes concluiu todas as atualizações já liberadas.
Testes no portal do governo
As companhias que participaram da fase piloto já validaram junto ao governo a funcionalidade do novo portal, que oferece recursos como apuração pré-assistida e calculadora de tributos.
Agora, todos os contribuintes precisam usar o ambiente de homologação para verificar se conseguem emitir documentos fiscais com os novos tributos. Embora a cobrança só entre em vigor em 2027, as informações já serão exigidas em 2026 para cálculo da alíquota futura.
“A gente fez o teste e garante que a ferramenta está apta. Neste momento, nossos clientes estão atualizando seu sistema e fazendo os testes no portal do governo”, diz Sartorio.
Entre os documentos que já podem ser testados estão as notas de serviços. Em setembro, foram liberados formatos específicos para passagens aéreas e contas de água e energia elétrica — que, a partir de 2026, passarão a ser emitidos como notas fiscais eletrônicas.
Prazos e transição
Para o executivo, não há perspectiva de adiamento. “O nosso alerta é para que as empresas se preparem até 30/11, para ter um mês de tempo hábil para, se tiver qualquer surpresa, haja tempo de reação”, afirma.
Segundo ele, o governo já cumpriu tudo o que foi estipulado. “Tudo que o governo estipulou, ele cumpriu. Não existem pendências. O ambiente de homologação está disponível. Neste momento, a bola não está com o governo, está com os contribuintes.”
A Totvs estruturou a adaptação à reforma em fases. A primeira consiste em apoiar os clientes na compreensão das mudanças. Seus softwares, tanto em nuvem quanto instalados localmente, seguem recebendo ajustes de acordo com os novos parâmetros divulgados pelo governo.
Sartorio explica que algumas empresas conseguem adaptar sozinhas seus sistemas ERP — que integram finanças, vendas, logística, compras e RH —, mas muitas necessitam do suporte do desenvolvedor.
Apesar de prever simplificação e redução de custos no longo prazo, com a transição finalizada em 2032, o diretor faz um alerta: “antes de melhorar, vai piorar”. Ele explica que, até lá, o custo da gestão tributária será maior.
O primeiro desafio surge já em 2026, ano de testes. “Esse é o primeiro grande obstáculo em que estamos ajudando os clientes, calcular o CBS e IBS com as alíquotas fixas definidas para 2026 e garantir que os documentos fiscais e eletrônicos estejam preparados para, quando entrar em produção em 5 de janeiro, tudo funcionar”, afirma. “A partir do ano que vem, se você não estiver preparado, não vai conseguir faturar.”
Sindpd On Fire: agora é Sorocaba, Ribeirão Preto e capital!
A 1ª edição do Sindpd On Fire, realizada em Campinas no dia 16 de agosto, reuniu quase 3 mil sócios e contribuintes do sindicato e seus convidados e foi histórica (veja fotos do evento clicando aqui). O evento marcou o lançamento da Campanha Salarial 2026 do Sindpd, mostrando a força da dos trabalhadores de TI do estado de São Paulo.
O Sindpd On Fire promove o maior open churrasco do país, com show de Fernando & Sorocaba, muita música e diversão. Entre as várias atrações do dia, 10 sócios são sorteados para tirar fotos com uma das maiores duplas sertanejas do Brasil. (Acesse o site do Sindpd On Fire e saiba tudo clicando aqui)
Ainda serão realizadas mais três edições do Sindpd On Fire, em Sorocaba (19/10), Ribeirão Preto (26/10) e na capital paulista (15/11)! (Emita seu ingresso agora clicando aqui)
1º lote tem ingresso a R$ 30!
Sócios e contribuintes do Sindpd pagam R$ 30 e acompanhantes pagam R$ 50 no 1º lote de ingressos para os eventos de Sorocaba e Ribeirão Preto. Já para o evento na capital paulista, os ingressos do 1º lote custam R$ 50 para todos, sócios, contribuintes e acompanhantes. Vale lembrar que todos os participantes ganham um copo térmico exclusivo do evento! E atenção: nos próximos lotes os preços vão subir, então é melhor correr e já garantir a sua reserva!
Cada sócio/acompanhante pode levar até 2 acompanhantes para essa festa, que além proporcionar um momento de lazer e confraternização, valoriza o esforço coletivo da categoria. A iniciativa reafirma o compromisso do Sindpd com os seus trabalhadores: mobilização, unidade, cultura e valorização da categoria. Garanta sua vaga, fortaleça a nossa luta e venha fazer parte do maior evento sindical do país!
Preços especiais em caravanas para Sorocaba e Ribeirão!
Para facilitar a participação da categoria, o Sindpd reduziu ao máximo o valor dos ingressos para incentivar as empresas e os profissionais a organizarem suas caravanas para os dois eventos.
Quem organizar caravanas com 40 pessoas ou mais pagará R$ 30,00 por ingresso para todos, incluindo sócios e acompanhantes, desde que haja mínimo de 15 sócios ou contribuintes na caravana. Interessados em formar caravanas podem entrar em contato com o Sindpd através do nosso Whatsapp (clique aqui).
Com ingressos a preços populares e condições especiais para caravanas, o Sindpd On Fire reforça seu compromisso em valorizar os profissionais de TI e criar um espaço de união, alegria e celebração.
Show de Prêmios
Ao se inscrever na lista de reserva do Sindpd On Fire, o sócio ou contribuinte já participa automaticamente dos sorteios do Show de Prêmios do Sindpd, que sorteia um iPhone 16, um Apple Watch e um Airpod todos os meses e que sorteará um carro 0 km no fim do ano! (Saiba mais clicando aqui)
Além disso, também participa do sorteio do aniversariante do mês, que todos os meses premia um sortudo ou sortuda com uma estadia para duas pessoas e uma criança de até 5 anos na Colônia de Férias em um Hotel na Praia do Paúba, ao lado de Maresias. (Conheça nossa Colônia de Férias clicando aqui)
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
Sorocaba
Data: 19 de Outubro
Horário: A partir das 13h
Endereço: UZNA – Av. Liberdade, 5005 – Éden, Sorocaba – CEP 18087-170
Ribeirão Preto
Data: 26 de Outubro
Horário: A partir das 13h
Endereço: Estádio Doutor Francisco de Palma Travassos (Estádio do Comercial) – Av. Dr. Plínio de Castro Prado, 1000 – Jardim Paulista, CEP 14091-170
São Paulo
Data: 15 de Novembro
Horário: A partir das 13h30
Endereço: Parque Villa-Lobos – Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05317-020
(Com informações de Folha de S.Paulo)
(Foto: Reprodução/Freepik)