Em português, chamamos de “arroba”. Em outros idiomas, ele pode ser o “cachorrinho”, o “caracol” ou o “rabo de macaco”. Mas o sinal @ surgiu muito antes da internet ou dos endereços de e-mail se tornarem parte da rotina.
Em 2010, a curadora de arquitetura e design Paola Antonelli, do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), tomou uma decisão ousada: incluir o símbolo @ na coleção permanente do museu.
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“Eu queria uma exposição de objetos que demonstrasse que todos podem ter uma exposição com qualidade de museu dentro da sua gaveta. Isso inclui o bloco de Post-it, M&Ms, o clipe de papel, OXO Good Grips [um conjunto popular de utensílios de cozinha], objetos que são tão incorporados às nossas vidas e funcionam tão bem que nem prestamos mais atenção neles”, explicou.
Sinal onipresente
Basta olhar para o teclado: tirando os símbolos monetários, talvez nenhum outro caractere carregue tanto peso cultural quanto o @. A arroba é uma peça essencial da internet, conectando endereços de e-mail e destacando nomes de usuário em plataformas digitais.
Sinais como &, #, % e * também são amplamente usados, mas poucos alcançaram o status quase mítico do @. Apesar de parecer um símbolo da era digital, sua história é muito mais antiga. Entre suas curvas esconde-se uma trajetória que atravessa línguas, fronteiras e milênios.
“Trata-se de uma abreviação”, explica Keith Houston, autor do livro Shady Characters: The Secret History of Punctuation (“Caracteres obscuros: a história secreta da pontuação”, em tradução livre). A dúvida é: qual o seu significado original? Uma pista leva à cerâmica.
O nascimento da arroba
Os antigos gregos produziam vasos de argila conhecidos como ânforas – altos, com alças laterais e gargalo estreito – usados para armazenar vinho, azeite, cereais e outros produtos. Com o tempo, se tornou também uma unidade de medida.
“Os comerciantes precisavam comunicar frequentemente a ideia de que ‘vou vender a você uma certa quantidade de ânforas de alguma coisa a um preço específico'”, conta Houston.
Para facilitar, começaram a abreviar a palavra desenhando a letra “a” com uma cauda longa, que se enrolava em torno dela – o embrião do símbolo @.
O primeiro registro conhecido do uso moderno do sinal é de 4 de maio de 1536. Nesse dia, o comerciante Francesco Lapi escreveu de Sevilha, na Espanha, para Roma, informando que uma ânfora de vinho custava cerca de 70 ou 80 ducados. Ele usou @ para representar “ânfora”.
Outros exemplos mais antigos existem – como um manuscrito búlgaro de 1375, em que o símbolo aparece apenas como enfeite da palavra “amém” –, mas sem função prática.
Jornada até a datilografia
Mesmo depois de as ânforas caírem em desuso, o sinal @ permaneceu nas anotações de contadores e comerciantes, indicando preços e quantidades.
“Isso ocorreu graças às máquinas de escrever, que se difundiram primeiramente nos Estados Unidos, no século 19”, explica o professor de tipografia Gerry Leonidas, da Universidade de Reading, no Reino Unido.
O crescimento dos catálogos de compras por correspondência gerou uma imensa necessidade de organização administrativa – e de datilógrafos profissionais.
“A máquina de escrever é essencialmente uma forma de minimizar os riscos ocasionados pela má caligrafia das pessoas, aumentando a eficiência e a previsibilidade da administração dos escritórios”, diz Leonidas.
Embora caras e limitadas (algumas nem incluíam os números “1” e “0”), as máquinas já traziam o símbolo @ no final do século 19, um vestígio de seu uso contábil.
“Como as máquinas de escrever estão relacionadas aos processos comerciais e contábeis, @ sobreviveu ao longo de diferentes gerações de máquinas de escrever, exatamente porque desempenha esse papel fundamental”, explica o professor.
Reinvenção digital
Com a chegada dos computadores, o símbolo foi mantido nos teclados, mas pouco utilizado, até que o engenheiro Ray Tomlinson (1941–2016) mudou tudo. Trabalhando na Arpanet, projeto precursor da internet, Tomlinson buscava uma maneira de permitir a troca de mensagens entre usuários.
Ao escrever o código, percebeu que precisava de um marcador para indicar o local de cada pessoa dentro da rede. E lá estava o @, pronto para cumprir o papel. Assim, em 1971, ele enviou o primeiro e-mail da história — e o símbolo passou a representar a própria comunicação digital.
Com a expansão da internet, o @ ganhou o mundo — e novos apelidos. Na Itália, é chiocciola (“caracol”); em hebraico, strudel; no tcheco, zavináč, um tipo de arenque enrolado; na Rússia, sobaka, “cachorro”. Em holandês, é apenstaartje, “rabo de macaco”.
O belga Nick Fransen, consultor de gestão, lembra que ainda usa o nome tradicional. “Mas, alguns dias atrás, eu conversava com uma pessoa idosa que não falava muitos termos em inglês e voltei a chamar @ de apenstaartje, sem nem mesmo pensar a respeito”, conta.
Em inglês, o símbolo é chamado simplesmente at (“em”), embora às vezes seja referido como “em comercial”. Em português e espanhol, “arroba” designava originalmente uma unidade de medida — e no Brasil equivale a 15 kg.
Hoje, porém, o sinal é também usado para expressar gênero neutro em palavras como amig@s, tornando-se símbolo de inclusão.
“O motivo de @ não ter um nome especial em inglês é porque a sua definição inicial é muito clara e facilmente transmitida”, explica Leonidas. “Mas, à medida que as pessoas começam a adaptar esses símbolos para seus idiomas locais, eles precisam de uma forma de se lembrar dele.”
Segundo o professor, a forma do símbolo, e o modo como ele obriga o uso de letras minúsculas e sem espaços, influencia até nossa identidade online.
“Precisamos inventar uma única palavra exclusiva para nós mesmos. Isso nos força a pensar como devemos apresentar nossa identidade”, afirma.
Pesquisas mostram que escolher um nome de usuário pode ser uma experiência emocional: não basta ser único, ele precisa “soar certo” e representar quem somos. Assim, @ tornou-se inseparável da nossa identidade digital – um pequeno elo entre o real e o virtual.
Sindpd On Fire chega a Ribeirão Preto e depois, na capital!
A 1ª edição do Sindpd On Fire, realizada em Campinas no dia 16 de agosto, reuniu quase 3 mil sócios e contribuintes do sindicato e seus convidados e foi histórica (veja fotos do evento clicando aqui). Neste domingo (19), foi a vez de Sorocaba ser palco dessa grande festa.
Ainda serão realizadas mais duas edições do Sindpd On Fire, em Ribeirão Preto (26/10) e na capital paulista (15/11)! Sócios e contribuintes do Sindpd pagam R$ 30 e acompanhantes pagam R$ 50 nos ingressos para o evento de Ribeirão Preto, enquanto na capital paulista, os ingressos custam R$ 50 para todos, incluindo acompanhantes. Vale lembrar que todos os participantes ganham um copo térmico exclusivo do evento!
(Acesse o site do Sindpd On Fire e saiba tudo)
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Cada sócio/acompanhante pode levar até 2 acompanhantes para essa festa, que além proporcionar um momento de lazer e confraternização, valoriza o esforço coletivo da categoria. A iniciativa reafirma o compromisso do Sindpd com os seus trabalhadores: mobilização, unidade, cultura e valorização da categoria. Garanta sua vaga, fortaleça a nossa luta e venha fazer parte do maior evento sindical do país!
Vale lembrar que o Sindpd On Fire é aberto para crianças de todas as idades, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis e portando a documentação adequada. Crianças menores de 12 anos não pagam nada para entrar no evento, enquanto crianças a partir de 12 anos pagam normalmente, como convidados de sócios ou contribuintes.
Preços especiais em caravanas
Caravanas com 40 pessoas ou mais pagará R$ 30,00 por ingresso para todos nos eventos em Ribeirão e na capital. Com ingressos a preços populares e condições especiais para caravanas, o Sindpd On Fire reforça seu compromisso em valorizar os profissionais de TI e criar um espaço de união, alegria e celebração. Interessados em formar caravanas podem entrar em contato com o Sindpd através do nosso Whatsapp (clique aqui).
Lounge Vip
Garanta um espaço exclusivo no Lounge VIP do Sindpd On Fire. O espaço é feito sob medida para até 15 pessoas, com open food, open bar de cerveja (Heineken) e bebidas não alcoólicas e vista privilegiada para o show de Fernando & Sorocaba. Os ingressos custam R$ 300,00 por pessoa. O lounge só é vendido completo, ou seja, com as 15 pessoas (R$ 4.500).
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Além do sorteio extra para a festa em Ribeirão Preto, o Sindpd também vai sortear um Lounge VIP totalmente de graça para o Sindpd On Fire São Paulo. Para concorrer, basta se inscrever clicando aqui e torcer para ser o grande vencedor!
Show de Prêmios
Ao comprar ingresso para o Sindpd On Fire, o sócio ou contribuinte já participa automaticamente dos sorteios do Show de Prêmios do Sindpd, que sorteia um iPhone 16, um Apple Watch e um Airpod todos os meses e que sorteará um carro 0 km no fim do ano! (Saiba mais clicando aqui)
Além disso, também participa do sorteio do aniversariante do mês, que todos os meses premia um sortudo ou sortuda com uma estadia para duas pessoas e uma criança de até 5 anos na Colônia de Férias em um Hotel na Praia do Paúba, ao lado de Maresias. (Conheça nossa Colônia de Férias clicando aqui)
O Sindpd On Fire não é apenas uma festa. É um momento de celebração da profissão de TI, integração entre colegas e mobilização pela valorização da categoria. Mais do que música, churrasco e confraternização, cada edição é um ato de unidade e engajamento coletivo.
Ribeirão Preto
Data: 26 de Outubro
Horário: A partir das 13h
Endereço: Estádio Doutor Francisco de Palma Travassos (Estádio do Comercial) – Av. Dr. Plínio de Castro Prado, 1000 – Jardim Paulista, CEP 14091-170
São Paulo
Data: 15 de Novembro
Horário: A partir das 13h30
Endereço: Parque Villa-Lobos – Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05317-020
(Com informações de g1)
(Foto: Reprodução/Freepik)